O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que uma comitiva ministerial viajará na sexta-feira (3) para o Rio Grande do Sul. O objetivo é “reforçar a ajuda humanitária que o governo federal tem prestado às famílias atingidas pelas chuvas e conversar com as prefeituras”.
O Rio Grande do Sul tem sido alvo de fortes chuvas desde ontem, terça-feira (30). As tempestades deixaram até o fim da manhã desta quarta-feira pelo menos 10 pessoas mortas e 21 desaparecidas, segundo a GloboNews.
Na noite de ontem, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que, a pedido do governo do Estado, tinha disponibilizado oito aeronoves para atuar na região.
“Além disso, 300 militares das Forças Armadas vão atuar na resposta imediata e resgate da população atingida”, disse a pasta.
No fim da manhã desta quarta-feira, por sua vez, o ministério afirmou que representantes da Defesa Civil Nacional estavam reunidos “com autoridades no Rio Grande do Sul para alinhar as estratégias das ações que serão implementadas”. Entre as autoridades, “estavam o vice-governador Gabriel Souza, secretários estaduais e representantes da Defesa Civil local”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também conversaram na noite de ontem sobre as medidas.