Gilneu Francisco Astolfi Vivan foi o escolhido para assumir a vaga na diretoria do Banco Central (BC) atualmente ocupada por Otávio Damaso. Servidor do órgão desde 1994, Vivan atualmente é chefe do departamento de regulação do sistema financeiro (Denor) da autoridade monetária.
O indicado já representou o país em grupos internacionais o Analytical Group on Vulnerabilities, do Financial Stability Board (FSB).
O nome de Gilneu Vivan já circulava há alguns meses com um dos que poderia ser indicado para a diretoria de regulação. O Valor mostrou em setembro que ele já era um dos cotados.
A diretoria de regulação trata das regras de funcionamento do SFN. Caso seja aprovado pelo Senado neste ano e assuma a cadeira da diretoria de regulação em 2025, Gilneu Vivan já terá alguns temas para tratar, como a regulamentação dos criptoativos. O BC tem três consultas públicas abertas sobre o tema.
Outro tema na alçada da diretoria é a regulamentação do funcionamento do Banking as a Service (BaaS). A consulta pública foi lançada em outubro e o prazo para contribuições vai até 31 de janeiro.