A indústria brasileira responde por 25,5% do PIB do país. Há 20 anos, representava quase um terço. Resgatar a competitividade do setor, fazendo frente a rivais globais, é um dos principais desafios para as próximas décadas. No seu quarto evento presencial, o projeto G20 no Brasil discute como levantar recursos para a inovação e soluções concretas para viabilizar a transição energética e a inclusão no setor industrial. Acompanhe abaixo, a partir das 10h:
No primeiro painel, “A política industrial brasileira, seu financiamento e seu impacto na vida das pessoas”, participam José Luis Pinho Leite Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES; Naercio Menezes Filho, professor titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper; e Rafael Lucchesi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI e diretor-superintendente do Sesi. A mediação é de Lu Aiko Otta, repórter especial do Valor.
O segundo painel, “Passo a passo para o desenvolvimento inclusivo e sustentável: o que pensam as empresas brasileiras”, tem como convidados Ailtom Nascimento, vice-presidente do Grupo Stefanini; David Canassa, diretor executivo da Reservas Votorantim; Jandaraci Araújo, co-fundadora do Conselheira 101; e Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descabonização da Vale. A mediação é de Frederico Goulart, jornalista da Rádio CBN.
O projeto G20 no Brasil tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião, Rio capital do G20 como cidade anfitriã, patrocínio de JBS e realização dos jornais Valor e O GLOBO e rádio CBN.