BRAIP ads_banner

Furacão Helene inunda usina nuclear fechada nos EUA | Mundo

Redação
por Redação

As águas da enchente causada pelo furacão Helene inundaram uma usina nuclear desativada da Duke Energy Corp., de acordo com um documento do Departamento de Proteção Ambiental da Flórida, embora um vazamento de combustível contaminado pareça improvável. A usina de Crystal River, que está fechada desde 2013, sofreu uma enxurrada de até 3,6 metros, de acordo com o registro, que foi publicado on-line .

“Impactos são desconhecidos neste momento”

“Ainda estamos no processo de obter acesso e avaliar os danos, mas devido à natureza deste evento, prevemos dificuldades em estimar a quantidade total de descarga de águas residuais, e os impactos são desconhecidos neste momento”, disse o relatório.

O combustível nuclear usado no local continua seguro, disse a Duke Energy, em declaração no domingo. “Todo o material radioativo foi segmentado e permanentemente embalado em contêineres blindados, imunes aos efeitos de clima extremo”, disse a empresa.

A instalação, logo ao sul de Cedar Key, ainda está em processo de desmantelamento. É provável que o combustível usado, que é mantido no local em armazenamento seco, esteja seguro, disse Edwin Lyman, especialista nuclear da Union of Concerned Scientists, em mensagem de e-mail antes do comentário da Duke Energy.

Desastre de 2011 em Fukushima, no Japão

“Provavelmente ainda há bastante lixo radioativo de baixo nível aguardando embarque, e é provável que o esgoto do local tenha baixos níveis de contaminação radioativa”, disse Lyman em e-mail. “Embora tudo seja possível, com base na experiência de Fukushima, se a área de armazenamento fosse imersa em água por um curto período de tempo, é improvável que haja danos significativos ou vazamento dos recipientes.”

O local também foi inundado em 2023 após o furacão Idalia atingir a costa, de acordo com uma reportagem da Newsweek, que informou que o combustível usado deveria permanecer no local até 2037.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo