O furacão Beryl atingiu nesta segunda-feira (08) a costa do Texas perto de Houston, nos Estados Unidos, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, após deixar um rastro mortal em partes do México e do Caribe.
- Furacão Beryl chega a Jamaica após deixar um rastro de destruição em Granada
- Furacão Beryl, de categoria 5, atinge o Caribe
O furacão, que possui ventos sustentados de 120km/h, estava se deslocando para o noroeste a 16km/h e chegou perto da pequena região de Matagorda como um furacão de categoria 1. É a primeira tempestade na temporada de furacões do Atlântico a chegar aos EUA.
Beryl já estava inundando partes do Texas enquanto os moradores costeiros protegiam suas janelas e as cidades litorâneas recebiam ordens de evacuação em preparação para a tempestade. Um alerta de tornado está em vigor para uma área que abrange mais de 7 milhões de pessoas, segundo o Centro de Previsão de Tempestades.
Partes do leste do Texas também estavam sob aviso de enchentes. As temperaturas perto da costa do Texas estão previstas para mais de 32°C nos próximos dias, com índices de calor tão altos quanto 42°C no domingo.
À medida que o furacão Beryl atravessa o Texas, mais de 2 milhões de pessoas estão sendo afetadas por cortes de energia. As estatísticas mais recentes de falta de energia chegam enquanto vastas áreas do Estado ainda estão sendo afetadas por inundações e ventos fortes.
Um homem de 53 anos morreu em Houston após uma árvore derrubada pelo furacão cair sobre a sua casa, prendendo-o dentro. A esposa e os filhos do homem não ficaram feridos.