Um incêndio de grandes proporções atinge desde a noite desta segunda-feira (9) uma área de mata no Pico das Cabras, na divisa entre Campinas e Morungaba, no interior de São Paulo.
Moradores de fazendas e bairros da região foram orientados a molhar as casas para diminuir os riscos. Segundo a Defesa Civil, há focos de incêndio no Parque das Estâncias, fazendas Cachoeirinha, São Pedro, Girolândia e São Bento e bairros Lambedor, São José e Brumado.
Não houve necessidade de evacuação dos moradores da região.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão no local para combater o fogo. Fazendas da região enviaram tratores com tanques de água para ajudar no trabalho.
Também em Campinas, outro incêndio em área de mata assustou os moradores do bairro São Pedro.
Segundo a Defesa Civil, até o momento foram consumidos 100 hectares entre uma área de preservação permanente e vegetação natural.
Queimadas atingem quase todos os estados brasileiros desde a segunda metade de agosto. Na cidade de São Paulo, o ar foi considerado o pior entre as metrópoles nesta segunda, segundo o site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar e que organiza ranking com as principais cidades do mundo.
Em 25 de agosto, o Governo de São Paulo anunciou um plano emergencial na área da saúde em resposta aos incêndios registrados no interior, ampliando a capacidade de atendimento na região de Ribeirão Preto com serviços de telemedicina e médicos disponíveis 24h por dia.