Empresários, autoridades e especialistas brasileiros e norte-americanos se reúnem nesta quarta-feira, em Nova York, no Summit Valor Econômico Brazil-USA para discutir os desafios e as principais oportunidades de negócios entre os dois países.
O Summit terá oito painéis com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Valor. Estarão em pauta questões estratégicas para as relações bilaterais que completam 200 anos em 2024, tema da abertura da programação, que será feita pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.
Na sequência, o patamar de juros nas principais economias do mundo será debatido por Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central, James Bullard, ex-presidente do Federal Reserve (Fed) de Saint Louis, e Kevin Warsh, ex-membro do Conselho de Governadores do Fed.
Simon Rosenberg, estrategista do partido Democrata, e Scott Jennings, estrategista do partido Republicano, vão analisar as eleições americanas e como a escolha do presidente dos EUA pode afetar investimentos nos países emergentes.
A construção de um ambiente de negócios atrativo no país, ponto estratégico para a economia nacional, com atenção ao meio ambiente, é o tema que será explorado por Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda. O potencial da energia verde para atração de investimentos no Brasil é tema do painel que reúne Carolyn Kissane, da NYU, especialista em geopolítica com foco em energia, segurança ambiental e mudanças climática, Edvaldo Santana, consultor e ex-diretor da Aneel, e Luisa Palácios, pesquisadora sênior do Centro de Política Global de Energia, da Universidade de Columbia.
Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central e presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vai abordar as possibilidades de atração de investimentos para uma economia de baixo carbono, em que o Brasil tem fortes diferenciais.
O campo aberto aos negócios na produção agropecuária é foco do painel que reúne Roberto Serroni Perosa, Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Gilberto Tomazoni, CEO Global na JBS S.A, Roberto Azevêdo, ex-diretor geral da OMC e sócio da YvY Capital, Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil e líder do negócio agrícola na América do Sul.
Os governadores Claudio Castro, do Rio de Janeiro; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; Tarcísio de Freitas, de São Paulo; Helder Barbalho, do Pará; Ratinho Junior, do Paraná, e Ronaldo Caiado, de Goiás, vão divulgar a agenda de investimentos de grande porte em seus respectivos Estados. Também falarão o secretário de Fazenda do município de São Paulo, Luis Felipe Vidal Arellano, e e Alexandre Vermeulen, presidente da invest.Rio.
O evento começa às 9h e termina às 14h, no horário de Brasília. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada pelo Facebook (em português e em inglês), LinkedIn (em português e em inglês) e YouTube (em português e em inglês) do Valor Econômico. Toda a cobertura estará disponível no site do Valor em tempo real. Também será possível acompanhar a repercussão dos principais momentos na CBN e na GloboNews. Não há despesas bancadas pelo jornal em caso de convites feitos a agentes públicos que façam parte dos debates.