BRAIP ads_banner

Equipes de triatlo voltam a cancelar treinos em Paris, devido à qualidade das águas do rio Sena | Mundo

Redação
por Redação

s treinos de natação do triatlo olímpico foram cancelados pelo segundo dia consecutivo, nessa segunda-feira (29), por conta de preocupações com a qualidade da água no rio Sena. A entidade que controla o esporte, a World Triathlon, equipes médicas e as autoridades francesas apostam no clima ensolarado e mais quente para reduzir os níveis de bactérias aos limites seguros para se realizar a parte de natação da modalidade, que também inclui ciclismo e corrida.

A chuva inundou a cerimônia de abertura de sexta-feira (26), e as chuvas continuaram no sábado, forçando o adiamento de algumas partidas de tênis e da competição de skate.

Representantes de Paris 2024 e da federação internacional de triatlo disseram que testes realizados no Sena, no domingo (28), mostraram níveis de qualidade da água antes da sessão de treino que “não ofereciam garantias suficientes para permitir a realização do evento.” A delegação culpou a recente chuva.

A ministra dos esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, afirmou ao canal de notícias francês “CNEWS” que as autoridades estão “absolutamente serenas” sobre a situação. “Os planos que eles implementaram para controlar os níveis de bactérias no rio têm sido eficazes, mas o clima está fora de seu controle”, disse ela.

Além da parte de natação do triatlo masculino, na terça-feira, o triatlo feminino, na quarta-feira (31), e o revezamento misto de triatlo, na segunda-feira (5), o rio Sena deve ser usado para as competições de maratona aquática, nos dias 8 e 9 de agosto.

Caso a qualidade da água não melhore, o plano alternativo, segundo os organizadores, é adiar os eventos. E se os níveis elevados de bactérias persistirem, a parte de natação da corrida será abandonada e os atletas competirão em um duatlo.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo