A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, vai representar o Brasil na cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, na próxima segunda-feira (20).
- Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
- Defesa de Bolsonaro diz ao STF que e-mail apresentado é o convite à posse de Trump
Tradicionalmente, o evento de tomada de posse presidencial nos EUA não conta com a presença de chefes de Estado e de governo, diferentemente de outros países, incluindo o Brasil — que costuma estender convites a autoridades do tipo.
Trump, no entanto, quebrou esse costume ao convidar alguns líderes com os quais tem afinidade ideológica, como o argentino Javier Milei e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi convidado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter recebido convite de Trump para ir ao evento e solicitou a liberação de seu passaporte, retido pela Justiça, para viajar aos EUA.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu no sábado (11) que o ex-presidente envie documentos comprovando o convite recebido.
Segundo a petição de Moraes, o convite incluído no pedido foi enviado ao e-mail do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, por um endereço eletrônico não identificado e “sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado.”
O passaporte está retido pela Justiça pelas investigações das quais Bolsonaro é alvo, incluindo a suspeita de envolvimento na tentativa de golpe de estado em 2022.
Após o envio da documentação comprobatória, o pedido de Bolsonaro será analisado pela PGR (Procuradoria-Geral da República).
O pedido de liberação do passaporte foi antecipado pela coluna Mônica Bergamo em novembro do ano passado.