Os candidatos que concorrem à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais 2024 se identificam em diferentes espectros políticos.
O Valor consultou as campanhas de Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol), José Luiz Datena (PSDB), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo) para saber como os candidatos se definem. A campanha de Pablo Marçal (PRTB) não retornou ao contato da reportagem.
Ricardo Nunes é de direita ou esquerda?
O prefeito e atual candidato à reeleição, Ricardo Nunes, se identifica como centro-direita. Ele está no MDB desde 1986 (se filiou ainda quando a sigla era PMDB). Apesar de estar concorrendo à reeleição, esta é a primeira vez que ele concorre efetivamente ao cargo de prefeito. Chegou à posição em 2021, após a morte de Bruno Covas, de quem era vice.
Guilherme Boulos é de direita ou esquerda?
O deputado federal Guilherme Boulos se auto define como um candidato de esquerda. Filiado ao PSOL desde 2018, esta é a segunda vez que ele concorre à Prefeitura de São Paulo. Na primeira, perdeu para a chapa de Covas.
Pablo Marçal é de direita ou esquerda?
O Valor entrou em contato com a campanha de Pablo Marçal, tanto por telefone quanto por e-mail, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Quando recuperado o histórico da campanha de Marçal, é possível encontrar episódios em que o candidato se manifesta como sendo de direita. Como em uma entrevista dada à revista “Veja” em junho deste ano, por exemplo, em que se classificou como “de direita e conservador”. O candidato do PRTB está filiado ao partido desde março deste ano. Ele concorre pela primeira vez à Prefeitura de São Paulo.
Datena é de direita ou esquerda?
Esta é a primeira vez que José Luiz Datena concorre à Prefeitura de São Paulo. Ele está filiado ao PSDB desde abril deste ano. O apresentador se define como social-democrata.
Tabata Amaral é de direita ou esquerda?
Tabata Amaral se define como uma candidata social-democrata. A deputada federal está filiada ao PSB desde 2021. Esta é a primeira vez que ela concorre à Prefeitura de São Paulo.
Marina Helena, do NOVO, se identifica como de direita. Ela está filiada ao seu atual partido desde 2018. Esta é a primeira vez que ela concorre à Prefeitura de São Paulo.
*Estagiária sob supervisão de Diogo Max