A pesquisa Datafolha publicada neste sábado (26) com os votos válidos para prefeito de Belo Horizonte mostra o atual prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), na liderança com 43% das intenções. O deputado estadual Bruno Engler apresenta 47% das menções. A margem de erro desta pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Na pesquisa divulgada na quinta-feira (24), Fuad Noman tinha 54% das menções e Engler, 46%.
A pesquisa contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo ouviu 1.674 eleitores em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 26 de outubro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo MG-01286/2024.
Considerando os votos totais, na pesquisa incentivada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Fuad aparece com 48%, ante 46% na pesquisa anterior. Engler tem 42%, ante 39% na medição de quinta-feira.
Nesse quesito, 7% disseram que votariam em branco, nulo ou não irão votar. Outros 4% não souberam responder.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o atual prefeito teve 37% das intenções de voto, ante 35% na pesquisa anterior. O candidato do PL teve 28% das menções, ante 29% no levantamento passado.
Outros 6% afirmaram que votarão “no 22” (Engler) e 4% votarão “no 55” (Fuad). E 2% afirmaram que votarão no prefeito atual.
Nesse levantamento, o número de indecisos se manteve em 16%. Outros 7% disseram que vão anular, votar em branco ou em nenhum candidato e 1% deram outras respostas.
Do total de entrevistados, 87% disseram estar decididos sobre o candidato escolhido. Dos eleitores de Fuad, 91% estão decididos. Entre os eleitores de Engler, o índice é de 84%.
Em relação ao número do candidato, 75% mencionaram corretamente e 23% não sabem ou informaram incorretamente.
No primeiro turno, Engler teve 34,4% dos votos válidos, contra 26,5% de Fuad.
O Datafolha apurou o nível de rejeição dos candidatos. De acordo com a pesquisa, Engler lidera em rejeição, com 48% dos eleitores dizendo que não votam de jeito nenhum no candidato. Fuad tem 36% de rejeição.
Ainda segundo o Datafolha, entre os eleitores que votaram no apresentador de TV e deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) no primeiro turno, 54% disseram que votarão em Fuad e 32%, em Engler. Tramonte ficou em terceiro lugar no primeiro turno e não anunciou voto em nenhum candidato.
Entre os eleitores de Gabriel Azevedo (MDB), que ficou em quarto lugar no primeiro turno, 64% votarão em Fuad e 31% votarão no candidato bolsonarista.