Corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB) apresentará ao diretório nacional do partido uma resolução pedindo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilize mais vezes as cadeias de rádio e TV para se comunicar com a população. O diretório reúne-se no sábado (7) em Brasília.
Segundo um parlamentar petista, existe uma percepção geral no partido de que o Planalto está comunicando mal os feitos do governo. Lideranças da legenda, além disso, avaliaram positivamente o pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quando anunciou a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 50 mil juntamente com o pacote de corte de gastos do governo.
A comunicação do governo e da militância em defesa de Lula foi tema de discursos num seminário do PT realizado na quinta-feira (5) em Brasília, prévio à reunião do diretório.
Presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto afirmou que é preciso “discutir a questão da comunicação política”: “Se a gente fala bastante, mas não convence vocês, nosso trabalho é jogado fora. Mas, se a gente discute, ouve e debate e usa todas as ferramentas para convencer o cidadão dos nossos projetos, e coloca essas pessoas em movimento, estamos fazendo política.”
Líder do governo na Câmara, José Guimarães afirmou que “a principal tarefa da direção do PT não é só defender o governo”. Segundo ele, também “é preciso que o governo se conecte com toda essa militância do PT espalhada no Brasil inteiro, dando a essa militância o crédito por tudo o que o governo está fazendo”.