BRAIP ads_banner

Consumo deste tempero com ação antioxidante ajuda a emagrecer

Redação
por Redação

Créditos: iStock/Nuttawan Jayawan

Vinagre de maçã ajuda a emagrecer, afirma pesquisa

Um estudo, publicado pela Universidade Espírito Santo de Kaslik, no Líbano, revelou que o consumo diário de uma colher de sopa de vinagre de maçã pode auxiliar de forma significativa no processo de perda de peso.

O estudo, publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health, também identificou o papel do vinagre no controle dos parâmetros metabólicos.

O líquido, produzido a partir da fermentação de frutas, não é apenas um tempero saboroso, mas também oferece uma série de benefícios à saúde comprovados pela ciência.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada com 120 jovens, com uma média de idade de 17 anos, e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 27 e 34, que é considerado uma taxa que corresponde a sobrepeso ou obesidade.

Os participantes acabaram sendo agrupados em quatro categorias diferentes. Cada grupo, composto por 30 pessoas, recebia diariamente doses de 5 ml, 10 ml ou 15 ml de vinagre de maçã, equivalentes a uma colher de sopa, diluído em 250 ml de água, durante um período de 12 semanas.

Afinal, como o tempero ajudou a emagrecer?

Os voluntários que ingeriram o vinagre de maçã, em contraste com aqueles que receberam placebo, perderam entre 6 e 9 quilos. Foi observado que quanto maior a dose de vinagre ingerida, melhores os resultados de perda de peso.

Os exames de sangue também mostraram melhoras nos níveis de açúcar e colesterol nos indivíduos que passaram pelo protocolo com vinagre de maçã. Em contraste, aqueles que receberam placebo apresentaram uma redução de peso muito mais baixa.

“Estes resultados sugerem que o vinagre de maçã pode ter benefícios potenciais na melhoria dos parâmetros metabólicos relacionados à obesidade e distúrbios metabólicos em indivíduos obesos”, afirmou o principal autor do estudo, Rony Abou-Khalil.

Veja os benefícios do vinagre de maçã

Créditos: iStock/masa44

Veja os benefícios do vinagre de maçã

Um possível aliado no combate à obesidade

Os resultados da pesquisa indicam que o vinagre de maçã pode ser utilizado como um aliado no tratamento da obesidade.

Entretanto, especialistas chamam atenção para a necessidade de mais pesquisas com um maior número de participantes e duração prolongada do experimento. Tudo para afirmar, conclusivamente, sobre os benefícios do vinagre de maçã para o emagrecimento e controle metabólico.

Além disso, o ideal é combinar o consumo de vinagre de maçã com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Jamais inclua qualquer alimento na sua dieta diária sem a orientação adequada de um médico.

Mais benefícios do vinagre de maçã para a saúde

  • Redução do açúcar no sangue – Estudos mostram que o ácido acético presente no vinagre de maçã pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue. Especialmente benéfico para indivíduos com pré-diabetes.
  • Conservação de alimentos – Usado tradicionalmente na conservação de alimentos, o vinagre de maçã é uma opção natural para preservar vegetais e frutas. Além de contribuir para a higienização dos alimentos.
  • Aumento da saciedade – Consumir vinagre de maçã antes das refeições pode aumentar a sensação de saciedade, ajudando a controlar a ingestão de alimentos.
  • Fornecimento de energia – Estudos sugerem que o vinagre de maçã pode ajudar na recuperação da fadiga, contribuindo para a transformação de carboidratos em energia.
  • Prevenção de anemia – O vinagre de maçã, rico em minerais, pode auxiliar na produção de células sanguíneas, ajudando a prevenir a anemia e melhorar a absorção de ferro.
  • Ação anti-inflamatória – Suas propriedades antioxidantes conferem ao vinagre de maçã uma ação anti-inflamatória, que pode reduzir danos hepáticos, renais e, por fim, inflamações no organismo.

Como citado anteriormente, apesar dos benefícios, é importante usar o vinagre de maçã com cautela e sempre consultar um médico antes de incluí-lo em sua rotina. Ainda mais se você tiver condições médicas pré-existentes. 



Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo