O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), é o candidato mais conhecido entre os eleitores, com um percentual de 99%, conforme aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22).
- Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
- Paes mantém liderança na disputa pela prefeitura do Rio, com 56% dos votos, aponta Datafolha
Entre os adversários do prefeito, o deputado federal Tarcísio Motta (Psol) é o segundo mais conhecido pelos eleitores, com 67%. Esse percentual do psolista, assim como de Paes, está em patamar semelhante ao de julho, quando foi divulgada a pesquisa anterior do Datafolha.
Ramagem, por sua vez, teve um salto na taxa de conhecimento. Agora, ele é conhecido por 47% dos entrevistados, 10 pontos percentuais a mais do que na última sondagem.
Na pesquisa espontânea, quando não é dito o nome dos candidatos aos entrevistados, Paes mantém a liderança. O prefeito tem 31% das intenções espontâneas, três pontos percentuais a mais do que a pesquisa anterior — mas, ainda assim, dentro da margem de erro.
Ramagem, por sua, vez cresceu nas menções espontâneas, indo de 2%, em julho, para 6% agora. Já Tarcísio se manteve com 2%.
A pesquisa divulgada hoje é a primeira do Datafolha desde o início oficial da campanha eleitoral, que começou em 16 de julho. A sondagem também já mensura as reações dos eleitores após o primeiro debate entre candidatos na disputa à prefeitura carioca, realizado pela Band no dia 8.
Na ocasião, Paes foi o principal alvo de críticas dos adversários, enquanto Ramagem e Rodrigo Amorim (União Brasil) performaram uma dobradinha bolsonarista.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e o protocolo na Justiça Eleitoral é RJ-07042/2024.