Álvaro Damião Vieira da Paz (União Brasil), vice-prefeito de Belo Horizonte eleito em outubro de 2024, assume interinamente o comando do Executivo da capital mineira por 15 dias, por conta do afastamento médico do prefeito Fuad Noman (PSD), internado com pneumonia.
Na Rádio Itatiaia, participou da cobertura esportiva de cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América. Na TV, apresentava os programas “Alterosa Agora” e “Bola na Área”, da TV Alterosa. No dia da posse (1), anunciou que se licenciaria da Rádio Itatiaia e da TV Alterosa para se dedicar ao trabalho na prefeitura.
Na política, foi candidato a vereador pela primeira vez em 2012, pelo PSB e ficou como suplente. Em 2016, foi eleito vereador, com 10.869 votos. Na eleição seguinte, em 2020, foi reeleito com 12.742 votos, desta vez, pelo DEM. Foi candidato a deputado federal nas eleições de 2018 e 2022 e ficou como suplente nos dois pleitos.
No Legislativo, defendeu os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a proteção aos animais e a ação do esporte como forma de inclusão social. Em 2014, Damião criou o Instituto Bacana Demais, organização sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e idosos, prestando serviços nas áreas de esporte, educação, cidadania, cultura, lazer e meio ambiente. Desde a sua criação, o instituto já atendeu aproximadamente 18 mil pessoas.
O nome do vice-prefeito foi uma indicação do União Brasil, como parte do acordo do partido com aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), figura central dentro do partido de Noman. Damião participou presencialmente da cerimônia de posse e leu o discurso preparado por Fuad Noman.
O prefeito participou de forma virtual, por recomendação médica, por estar com a imunidade baixa devido a um tratamento de manutenção com anticorpo monoclonal após tratar um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que atinge as células do sistema linfático.
Além de vice-prefeito, Damião foi escolhido para ser secretário de Governo da prefeitura, no fim de dezembro, ficando responsável por articular a campanha do vereador Bruno Miranda (PDT) para presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O candidato da prefeitura foi derrotado pelo vereador Juliano Lopes (Podemos), membro da “Família Aro”, grupo político comandado pelo secretário da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP).
Lopes criticou a atuação de Damião nos bastidores para tentar eleger Miranda e disse no dia da posse que espera a rápida recuperação do prefeito. “Deixem ele trabalhar e tirem a prefeitura do pateta maior, que é o vice-prefeito dele, Álvaro Damião”, afirmou Lopes.
Fuad Noman anunciou em junho que estava com um linfoma não Hodgkin, quando começou um tratamento contra o câncer. Em outubro, entrou em remissão, mas já foi internado por quatro vezes desde novembro para tratar problemas decorrentes do tratamento de manutenção.
Na sexta-feira (3), Noman foi internado novamente com um quadro de insuficiência respiratória aguda, devido a pneumonia. O prefeito está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei Contorno, está sedado e respira com ajuda de aparelhos.