BRAIP ads_banner

Como lidar com um colega que se apropria das minhas ideias? | Carreira no Divã

Redação
por Redação

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: carreiranodiva@valor.com.br

Oi, pessoas queridas! Espero que estejam bem!

Estou no meu 12º artigo e desde o primeiro falo sobre a necessidade de enfrentarmos essas situações cotidianas com transparência. Precisamos normalizar falar o que nos incomoda com quem provoca esse incômodo. Só assim conseguiremos resolver pela raiz a situação!

É sabido que a educação que as gerações dos 40/ 30+ receberam ao longo da infância – sobretudo as meninas – é de não reagir com vigor quando algo incomoda. Nos ensinaram a relevar, a ponderar, a silenciar e sorrir enquanto nos sentimos atravessadas. Ou seja, performar uma personagem que mantenha o conforto de quem nos prova desconforto.

E somos nós mesmos – as gerações 40/30+ – que precisaremos parar de performar essa persona que só nos adoece, não muda esse cenário e propagará essa condição para as próximas gerações.

Colunista aconselha leitora a envolver seu gestor para que ele também tenha ciência do que está acontecendo — Foto: Freepik

A notícia ruim é que não existe uma fórmula para resolver esse problema. A boa é igual a ruim! E é isso que nos mobiliza para acessarmos nossa autenticidade e coragem.

Um futuro onde seja possível viver relações mais equânimes requer que sejamos mais autênticos. E, para isto, se faz necessário romper a linha do medo de desagradar o outro, de devolver o incômodo.

Devolve o desconforto para seu parceiro de trabalho, cara leitora! Ensina como ele deve te respeitar. Mostra para ele até onde ele pode ir com você. Deixa claro quais as consequências que ele terá que arcar caso ultrapasse seu limite. Envolva seu gestor para que ele também tenha ciência do que está rolando e atue como um gestor de pessoas de fato.

O primeiro passo da mudança é o incômodo! Comece resolvendo o seu…

Dani Jesus é psicóloga, ativista, criadora do Currículo Oculto e apaixonada por cultura, gestão de pessoas, diversidade, equidade e inclusão.

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: carreiranodiva@valor.com.br

Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo