BRAIP ads_banner

Como funciona o calendário de pagamentos do INSS | Brasil

Redação
por Redação

O número de beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passa de 39 milhões, mas nem todos recebem o pagamento na mesma data do mês. Os depósitos de aposentadorias e outros benefícios ocorrem de forma escalonada, a partir de lotes de acordo com o número final do benefício e a renda mensal.

  • Nos últimos 5 dias úteis do mês, é feito o pagamento a quem recebe até um salário mínimo;
  • Nos primeiros 5 dias úteis do mês seguinte, é feito o pagamento de quem recebe mais de um salário mínimo;
  • Cada dia de pagamento corresponde a um ou dois lotes, definidos pelo número final do benefício.

Em janeiro, por exemplo, há dois momentos de pagamento: referentes a dezembro do ano anterior e do próprio mês.

O calendário de pagamento do INSS é válido para todos os benefícios, independentemente de se tratar de auxílios, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou aposentadoria. Da mesma forma, as datas são definitivas, ou seja, o cidadão não pode mudar o dia em que receberá o dinheiro.

O pagamento do 13º salário segue o mesmo calendário, de modo que o depósito é feito junto com o valor mensal do benefício. A diferença é que o escalonamento segue ato normativo do governo federal.

Como saber o dia que vou receber o pagamento do INSS?

Para saber o dia exato do pagamento do INSS, é preciso saber o número do cartão do benefício. Essa numeração é única e segue o padrão de 10 dígitos, no formato “123456789-0”.

O algarismo que determina o dia do pagamento é o último antes do dígito. No exemplo acima, seria o número 9.

Outra forma de saber quando o pagamento do INSS vai cair é por meio do extrato mensal, disponível no portal ou aplicativo ‘Meu INSS’.

Como consultar os valores a receber

Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar o valor a receber do seu benefício pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou no site meu.inss.gov.br. Outra opção é pelo telefone, ligando na central 135. Neste caso, o atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. O beneficiário precisa informar o número de CPF e confirmar dados cadastrais.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo