BRAIP ads_banner

Cidades do Alto Tietê vacinam adolescentes de até 14 anos contra a dengue

Redação
por Redação

Itaquaquecetuba amplia a partir desta quinta-feira (14), a faixa etária para vacinação contra a dengue. Segundo a Prefeitura, adolescentes até 14 anos podem se imunizar. Antes, a vacinação na cidade contemplava crianças e adolescentes até 12 anos.

✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp

Além desses municípios, Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano já vacinam os adolescentes de até 14 anos.

Salesópolis informou nesta quinta-feira que também vacina crianças de 10 anos a 14 anos.

LEIA TAMBÉM

Arujá

Biritiba-Mirim

Ferraz de Vasconcelos

Itaquaquecetuba

Mogi das Cruzes

Poá

Suzano

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos.

Além disso, podem se vacinar com a Qdenga tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. Essa é a primeira vacina liberada no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.

Mas não podem ser imunizados com a vacina quem tem alergia a algum dos componentes, quem tem o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora, ou gestantes e lactantes.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo