BRAIP ads_banner

Chuva derruba árvores, alaga vias e causa apagão em São Paulo | Brasil

Redação
por Redação

As fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo na sexta-feira e neste sábado derrubaram dezenas de árvores, alagaram vias e provocaram transbordamentos de córregos por toda a região.

A falta de energia prejudicou principalmente os distritos São Mateus, Vila Prudente e Itaim Paulista, na zona leste, além de Lapa, Jaraguá e Butantã, na zona oeste. Também foram afetados os municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Santana de Parnaíba.

Rajadas de vento de mais de 80 km/h foram responsáveis por quedas árvores e galhos sobre a rede elétrica na sexta-feira, segundo a Enel. A empresa diz que 70% das ocorrências foram causadas pelo contato dos fios com a vegetação.

A Enel disse que acionou antecipadamente seu plano de contingência, com reforço das equipes em campo, que seguirão trabalhando 24h para reconstruir os trechos de rede danificados e restabelecer o serviço para todos os clientes.

Voltou a chover forte na tarde deste sábado e, além da falta de luz, algumas localidades também enfrentaram alagamentos.

Houve extravasamento dos córregos Ponte Rasa, Três Pontes e Itaim, todos na zona leste, região mais atingida da cidade de São Paulo.

Os córregos baixaram pouco antes das 17h e havia apenas chuva isolada em alguns pontos. Com a situação voltando à normalidade, a Defesa Civil estadual suspendeu o estado de atenção para toda a capital.

O vendaval foi ainda mais forte no entorno do aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, chegando a 85 km/h, segundo a Defesa Civil.

Mais de 100 quedas de árvores foram notificadas no estado. Na capital, árvores caídas foram relatas principalmente na região do Ibirapuera, zona sul, e Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte. Lá, um tronco chegou a atingir um ônibus. Ninguém se feriu.

A aproximação de uma frente fria começou a mudar o clima na capital paulista por volta do meio-dia desta sexta, quando imagens do radar meteorológico do CGE mostravam chuva isolada e forte na zona norte. Logo, as regiões oeste e central também foram atingidas.

Neste domingo, as instabilidades diminuem sobre o Estado de São Paulo, mas ainda chove de forma isolada e rápida no período da tarde. O dia deve ser marcado por céu nublado e a presença mais constante do sol.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo