A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) deu aval para a aquisição, pela BPW (Grupo Supermercados BH), da totalidade das ações da Tara Sports – de titularidade de Ronaldo Nazário, o Ronaldo Fenômeno – no capital social da SAF do Cruzeiro. Se nenhum terceiro questionar, a operação será considerada definitivamente aprovada em 15 dias.
A SG considerou que o Grupo Supermercados BH não detém qualquer investimento em sociedade que constitua uma empresa que desenvolva as mesmas atividades que o Cruzeiro SAF, portanto, não há em sobreposição horizontal (concorrência em um mesmo segmento) entre as atividades do Grupo Supermercados BH, de um lado, e do Cruzeiro SAF, de outro.
Mas as empresas do Grupo Supermercados BH são verticalmente relacionadas às atividades do Cruzeiro SAF, quanto a direitos de publicidade, patrocínio e marketing de eventos esportivos, por patrocinar entidades de prática desportiva que possuem equipes de futebol profissional, todas do Estado de Minas Gerais: Cruzeiro SAF, Atlético Mineiro SAF, América Futebol Clube SAF e outras.
De acordo com a SG, a receita do Cruzeiro SAF em 2023 com patrocínios, publicidade, royalties e licenciamentos ficou abaixo de 30% do total movimentado nesse mercado. Esse é o patamar que pode representar riscos de fechamento de mercado, portanto, não haveria risco, de acordo com a área técnica. No mesmo sentido, o investimento do Grupo Supermercado BH em 2023 em marketing e publicidade também ficou abaixo de 30%, como destacou a área técnica.
A operação foi aprovada sem restrições. Para o Cade, considerando as baixas participações nos cenários analisados, independente da dimensão geográfica, uma eventual integração vertical (em cadeia) decorrente da operação não afetaria negativamente o ambiente concorrencial.
Segundo Vicente Bagnoli, advogado que representa o Grupo Supermercados BH no Cade, além de não gerar efeitos anticoncorrenciais, a operação possui a envergadura e capacidade para dar continuidade aos investimentos para o desenvolvimento do Cruzeiro SAF.