O quarto voo de resgate de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano foi finalizado neste sábado, às 7h11, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). Ao todo, 211 passageiros, incluindo 12 crianças de colo, desembarcaram da aeronave KC-30, Força Aérea Brasileira (FAB), usada na operação “Raízes do Cedro”, comandada pelo governo brasileiro.
De acordo com o governo brasileiro, a operação como um todo soma 885 passageiros e onze pets resgatados do Líbano em uma semana, já considerando os passageiros do quarto voo da operação.
O primeiro desembarque de brasileiros e familiares ocorreu no dia 6 de outubro, último domingo. O grupo com 229 passageiros e três pets foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, ele reforçou que o país fará todos os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem, informou o Planalto.
Na terça-feira (8), outra fase da operação trouxe até São Paulo 227 passageiros e mais três animais domésticos. Na última quinta-feira (10), uma terceira escala chegou ao Brasil com 218 passageiros e cinco pets.