BRAIP ads_banner

Boulos exalta Marta e Nunes leva Tarcísio para pedir ‘voto seguro’ no último programa de TV | Eleições 2024

Redação
por Redação

Dois dos principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB) usaram os minutos finais de exposição na TV hoje para exaltar o apoio de aliados, no último programa eleitoral antes do primeiro turno. Nunes, que disputa a reeleição, também aproveitou para reforçar a campanha pelo voto útil contra Pablo Marçal (PRTB), que não teve direito a horário eleitoral.

Boulos, primeiro a aparecer, exaltou sua vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT). A ordem de exibição é definida por sorteio. Nos 2min22s de sua propaganda, o candidato do Psol também procurou direcionar sua fala ao eleitorado mais pobre, destacando ações voltadas a “quem mais precisa”. O candidato teve dificuldades de consolidar seu nome entre o eleitorado com renda até 2 salários mínimos, segundo pesquisas de intenção de voto. Na pesquisa Datafolha divulgada hoje, esse segmento ainda aparece majoritariamente declarando voto em Nunes.

Na peça final da TV, Boulos não mencionou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como fez no primeiro programa. Apenas a imagem do presidente apareceu rapidamente nos segundos finais da propaganda. Momentos antes da exibição do programa, Lula participou de uma breve “live” com o candidato. A transmissão estava prevista para ocorrer ontem, mas foi desmarcada em razão do incidente com o avião presidencial no México, que atrasou a volta da comitiva para o Brasil.

Guilherme Boulos (Psol) e a candidata à vice Marta Suplicy, no último programa eleitoral antes do primeiro turno — Foto: Reprodução/TV

A propaganda de Nunes começou com a fala do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), principal apoiador da campanha do prefeito e que foi rosto frequente nas peças publicitárias da TV. Tarcísio reiterou a estratégia de defender o voto útil contra Pablo Marçal e fez indiretas ao adversário. “Para governar São Paulo queremos uma pessoa experiente, dedicada, que não lacra, trabalha”, afirmou.

Em outro momento, a apresentadora enfatizou a importância de o próximo prefeito ter “equilíbrio emocional”, em outra indireta ao influenciador, que na campanha protagonizou cenas de embate e provocação contra os demais candidatos. “Use a razão, escolha o caminho seguro”, complementou.

Depois do discurso pela escolha segura, também feito por Nunes, o programa do prefeito enumerou ações da gestão em áreas como habitação, mobilidade e saúde. Nunes foi o candidato com maior tempo de exposição em rádio e TV – 65% do total. Marçal não teve direito ao recurso porque seu partido não tem os requisitos exigidos pela legislação eleitoral.

José Luiz Datena (PSDB), com 30 segundos, não falou diretamente ao eleitor. A peça reproduziu o jingle e imagens já exibidas em programas anteriores.

A deputada Tabata Amaral (PSB), também com apenas 30 segundos, encerrou o horário eleitoral. Ela relembrou sua origem na periferia da capital e fez um apelo contra o voto útil. “Então vota com coragem no que você acredita em que é melhor.”

Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição em São Paulo, no último programa eleitoral antes do primeiro turno — Foto: Reprodução/TV
Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição em São Paulo, no último programa eleitoral antes do primeiro turno — Foto: Reprodução/TV

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo