Os índices de Nova York iniciam a semana com viés negativo, porém moderado, ao passo que os investidores se preparam para o início da temporada de balanços do terceiro trimestre e também para a publicação de dados de inflação dos Estados Unidos ao longo da semana.
A primeira grande companhia a divulgar seus resultados será a PepsiCo, nesta terça-feira. Mais adiante, na sexta-feira, J.P. Morgan, BlackRock e Wells Fargo divulgam seus balanços.
Os estrategistas do Deutsche Bank têm expectativas cautelosas quanto aos resultados que estão por vir.
“Eles esperam que o crescimento dos lucros do S&P 500 desacelere de 11,8% no segundo trimestre para 9% no terceiro trimestre, impulsionado por um grupo restrito de setores, como energia, crescimento e tecnologia, com os lucros dos outros setores permanecendo estáveis em cerca de um dígito”, diz a nota do Deutsche.
Além dos balanços, há também grande expectativa pelos dados de inflação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA e do índice de preços ao produtor (PPI), que saem quinta e sexta-feira, respectivamente.
Os dados fornecerão ainda mais pistas para o mercado acerca dos próximos passos do banco central americano, o Federal Reserve (Fed). Na semana passada, números fortes do mercado de trabalho americano fizeram os investidores recalibrarem suas apostas para a trajetória dos juros até o fim do ano.
Neste sentido, o mercado também fica atento à publicação da ata da última reunião de política monetária do Fed, na quarta-feira.
Entre as ações, hoje, um dos destaque é a Pfizer, que sobe 4,13%, após notícias de que a Starboard Value adquiriu uma participação de aproximadamente US$ 1 bilhão na companhia.