Segundo o Departamento de Trabalho, foram criadas 256 mil novas vagas em dezembro, bem acima do consenso de analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal, de 155 mil. Depois da divulgação, o mercado passou a precificar o próximo corte de juro apenas em julho, de 0,25 ponto percentual, segundo o CME Group.
Os setores mais sensíveis a juros são os mais afetados no pregão de hoje, com tecnologia caindo 2,13% e o setor imobiliário recuando 1,48%. O setor financeiro recua 1,45%. Entre as ações, Nvidia cai 3,98%, Apple recua 2,47%, Intel cai 4% , Tesla perde 2,34% e Amazon tem queda de 2,28%.
“O dado acima do projetado mostra novamente a resiliência do mercado de trabalho americano, e reforça a dificuldade do Fed em continuar com o ciclo de cortes de juros”, disse Paula Zogbi, gerente de pesquisa da Nomad.
Segundo ela, as apostas de que o Fed não faça mais cortes de juros este ano, ou até tenham que optar por um aumento, se tornam mais abundantes no mercado. “Os ativos de risco e a bolsa são negativamente afetados por essa movimentação, em um cenário mais desafiador para o crescimento econômico”, disse.