Os principais índices acionários da Europa fecharam a quinta-feira (20) em alta, enquanto os investidores avaliavam as decisões de juros dos principais bancos centrais da região divulgadas nesta quinta-feira (20).
Destaque dos BCs, o Banco da Inglaterra (BoE) deixou seus juros básicos inalterados em 5,25%, nível em que a taxa se encontra desde agosto de 2023. Dos nove membros votantes do comitê de política monetária do BoE, sete decidiram pela manutenção das taxas e dois pela redução dos juros para 5%.
Já o Banco Nacional Suíço (SNB) optou por reduzir sua taxa de 1,5% para 1,25%, repetindo o movimento observado em março. Por sua vez, o banco central da Noruega – Norges Bank – manteve sua taxa básica de juros em 4,5% e reiterou a orientação de que a taxa provavelmente permanecerá nesse nível por algum tempo.
Entre as ações, o destaque positivo ficou com a fabricante de medicamentos da Alemanha Evotec, que fechou em alta de 14%, enquanto, na ponta negativa, ficou a Tate & Lyle, que caiu 7,32%, depois que a companhia de alimentos e bebidas britânica anunciou que havia firmado um acordo para comprar a CP Kelco.