As principais bolsas da Europa encerraram a segunda-feira (7) em leve alta, enquanto os investidores avaliavam dados econômicos da região e lançamentos importantes dos Estados Unidos.
O destaque na agenda europeia hoje foram os dados de vendas no varejo da zona do euro, que subiram 0,2% em agosto na base mensal, após ficarem estáveis em julho, segundo a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. Apesar do ganho, o valor ainda foi abaixo do nível de maio.
Ao mesmo tempo, os agentes miram suas atenções para dados da economia americana. “Dados econômicos recentes dos EUA, melhores do que o esperado, sugerem que a economia ganhou força no final do terceiro trimestre e está em uma posição forte rumo aos últimos meses do ano, enquanto o estímulo chinês também melhorou o quadro econômico global”, escreve a diretora de pesquisa da XTB, Kathleen Brooks.
Nesse sentido, a “perspectiva mais forte para as economias dos EUA e da China é positiva para as ações no início de uma nova semana”, diz ela. Agora, os agentes aguardam os dados de inflação dos EUA, que serão divulgados entre quinta e sexta-feira.