Os gestores de investimentos agora podem acessar as pontuações de SFDR, pegada de carbono e materialidade financeira da Bloomberg ao avaliar e reportar as características do portfolio
A Bloomberg anunciou hoje o lançamento de novas ferramentas para apoiar os investidores a medir, gerenciar e relatar as características de sustentabilidade das carteiras de investimento. As ferramentas podem ser acessadas através do portfólio de soluções de análise de risco da Bloomberg, o PORT, que está disponível para todos os usuários do Terminal Bloomberg, e a oferta premium PORT Enterprise, para aqueles que buscam uma solução integrada de relatórios empresariais.
Com a diversificação das estratégias de investimento sustentáveis, aliada a estruturas regulatórias em evolução, os investidores precisam de soluções de gerenciamento de portfólio que incluam ferramentas de sustentabilidade para tomar decisões inteligentes, atender às exigências de investimento e cumprir os requisitos de documentação regulatória.
Para responder a essa necessidade, o PORT e o PORT Enterprise incorporam os conjuntos de dados ESG transparentes e de alta qualidade da Bloomberg, incluindo os principais indicadores de ESG requeridos pelo Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis da União Europeia (SFDR), as emissões de gases de efeito estufa de mais de 130 mil empresas globais públicas e privadas, e as pontuações ESG exclusivas da Bloomberg usadas para avaliar o desempenho e a divulgação das empresas. Com uma nova tela dedicada à ESG no PORT, os usuários têm a capacidade de comparar facilmente carteiras, fundos e índices usando dados detalhados de sustentabilidade em cada participação. Os usuários podem identificar as participações ou posições que não estão de acordo com seus objetivos de ESG e realizar análises de padrões.
Os recursos de relatório do PORT Enterprise foram ampliados para incluir o recém-lançado relatório SFDR padronizado de acordo com o modelo da Autoridade Europeia de Títulos e Mercados (ESMA), além de relatórios de sustentabilidade totalmente personalizáveis, para ajudar os clientes a divulgar suas métricas ESG e atender às exigências regulatórias da UE.
Soojin Lee, Head de integração e análise de ESG da Bloomberg, disse: “Os investidores precisam de soluções cada vez mais sofisticadas para identificar riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade e cumprir seus objetivos e obrigações. A oferta ampliada do PORT da Bloomberg permite que os clientes gerenciem e conduzam análises detalhadas de sustentabilidade em seus portfólios, tudo em um só lugar e em apenas um clique. Para garantir a consistência dos dados em todo o processo de gestão de investimentos, desde a tomada de decisões até a elaboração de relatórios, os clientes também podem acessar modelos padronizados de relatórios ou criar seus próprios relatórios com nossa funcionalidade PORT Enterprise.”
As soluções de finanças sustentáveis da Bloomberg abrangem dados e análises de ESG, índices, pontuações, soluções regulatórias, dívida sustentável e risco climático. Além disso, os usuários do Terminal Bloomberg também têm acesso à pesquisa ESG da Bloomberg Intelligence e da BloombergNEF. Os clientes podem acessar prontamente os dados ESG no Terminal da Bloomberg via {ESGD
##