O Banco Central (BC) atualizou nesta quinta-feira (25) o ranking de reclamações de administradoras de consórcios. Com referência ao primeiro semestre deste ano, a Alpha Administradora de Consórcios liderou o ranking. A administradora teve 44 reclamações reguladas consideradas procedentes em um universo de 11.633 consorciados.
Os cinco primeiros lugares são completados por Reserva Administradora de Consórcio, BP Administradora de Consórcio, Promove Administradora de Consórcio e Evoy Administradora de Consórcio.
Além do ranking das administradoras, o BC também aponta quais são os assuntos das reclamações mais frequentes. Em primeiro lugar, estão “integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados à administradora de consórcio” com 747 ocorrências.
Em segundo lugar, com 445 ocorrências está “oferta ou prestação de informação” sobre produtos e serviços de forma inadequada. Em terceiro, irregularidades relacionadas à liberação do crédito, com 124 ocorrências.