Criminosos estão usando o Auxílio Reconstrução para atrair vítimas na internet. Por meio de aplicativos de mensagem, é um compartilhado um link que leva o usuário a um site falso, que oferece R$ 600.
Um comunicado divulgado pelo governo federal alerta para a tentativa de golpe usando o nome do benefício. O link falso em questão, segundo o comunicado, é hospedado em um servidor na Rússia, pois termina em .ru. Já os sites verdadeiros que tratam do benefício são hospedados em servidores brasileiros, com final .br.
Afinal, o que é o Auxílio Reconstrução?
O benefício foi criado para auxiliar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em abril. O Governo Federal prorrogou até 15 de setembro o cadastro das famílias.
O valor corresponde a R$ 5.100, pago em uma única parcela. Podem receber as famílias desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas no estado gaúcho. Segundo o governo federal, 36.454 núcleos familiares foram aprovados para receber o benefício.
Quem tem direito ao Auxílio Reconstrução?
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), tem direito ao Auxílio Reconstrução as famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes e/ou que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios gaúchos que tiveram situação de calamidade ou emergência decretada.
Veja abaixo os municípios aptos ao recebimento.
Tenho direito ao Auxílio Reconstrução. Como vou receber?
As Prefeituras dos municípios são responsáveis pelo cadastramento das famílias desalojadas e/ou desabrigadas. As informações são enviadas ao Governo Federal.
Em seguida, o responsável pela família deve acessar o sistema do auxílio. Na plataforma, é preciso confirmar as informações. Feito isso, a Caixa realiza o pagamento.
Os correntistas do banco recebem na própria conta. No caso daqueles que não tiverem, será aberta uma conta poupança no nome do responsável pela família. O dinheiro poderá ser acessado pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para download em celulares Android e iOS.
Vale destacar que cada família pode receber apenas uma parcela do Auxílio Reconstrução.
De acordo com o MIDR, a data de pagamento depende dos envio das informações pelas cidades, bem como do processamento dos dados e a confirmação deles pela família.
Quanto antes a Prefeitura local iniciar o processo, e o núcleo familiar confirmar no sistema, mais rápido ela vai receber.