Suspensa por um guindaste, uma escultura do ex-presidente Donald Trump chamou nesta semana a atenção dos habitantes de Detroit, em Michigan, um estado-pêndulo nas eleições americanas. Nela, o candidato republicano é retratado completamente pelado, o que desencadeou um debate: seria essa uma obra de arte ou uma forma de antipropaganda criada pelos democratas?
Segundo afirmou ao Valor o autor da obra, que prefere não se identificar, a estrutura pretende provocar o pensamento crítico e encorajar o diálogo sobre o poder político.
Chamada de “Crooked and Obscene” (Torto e Bbsceno, em uma tradução livre), a escultura possui 13 metros de altura e pesa 2,7 toneladas, sendo feita de espuma e barras de aço. Detroit foi a terceira parada da estrutura, tendo sido exposta em Las Vegas (Nevada), em 28 de setembro, e em Phoenix (Arizona), em 3 de setembro.
O criador afirmou que a obra faz parte de um “tour” e deve aparecer pelos estados-pêndulos — locais que recebem uma maior atenção por parte dos candidatos durante as campanhas. A próxima cidade não foi revelada, mas será na região nordeste dos EUA, disse o autor ao Valor
Após a aparição, o Partido Republicano de Nevada, onde a escultura surgiu primeiro, emitiu uma nota de repúdio, chamando a obra de “deplorável”. A legenda também vinculou Kamala Harris ao acontecimento: “os democratas, especialmente Kamala Harris, continuam a priorizar o valor do choque em detrimento da substância”.
O Valor entrou em contato com a equipe da vice-presidente, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto.
A votação para presidente acontece no dia 5 de novembro e, diferente do Brasil, a decisão é feita em um só turno.
O que é um estado-pêndulo?
A maioria dos estados americanos tem uma preferência por um partido político, desencadeada a partir dos hábitos, costumes e cultura locais.
Exceto Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin, que são considerados estados-pêndulos, pois historicamente não têm um partido definido como a maioria dos outros.
Na prática, eles são decisivos na disputa presidencial, já que a população, e consequentemente os delegados, podem ficar tanto do lado Republicano quanto do Democrata.
A eleição americana é decidida pelos delegados, que são eleitos pelos cidadãos de cada estado americano, para votar nos candidatos no Colégio Eleitoral. Cada estado possui um número de delegados, variando entre 3 e 54. O estado do Michigan, por exemplo, tem 15 delegados.