Enquanto o mundo volta os olhos para Baku, capital do Azerbaijão, onde acontece, este mês, a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), o Brasil se prepara para receber a edição seguinte do encontro, que vai acontecer no final de 2025, em Belém (PA).
E a ALLOS, primeira empresa brasileira do setor de shopping centers a definir metas de sustentabilidade até 2030, participa ativamente desse processo, antecipando as metas ambientais para quatro shoppings sob sua administração que estão situados na Bacia Amazônica — são eles o Manauara Shopping e o Amazonas Shopping, de Manaus (AM), e o Parque Shopping Belém e o Boulevard Shopping Belém, na capital paraense.
Em 2025, os quatro estabelecimentos vão contar com a implementação do reúso de água (os dois shoppings de Belém já implementaram a iniciativa), promovendo um ciclo mais sustentável de uso desse recurso. Além disso, deverão alcançar com antecedência a meta da empresa para 2030: 90% de reciclagem e compostagem.
Em Manaus, já existem projetos de economia circular mais avançados, nos quais a maior parte dos resíduos orgânicos é reaproveitada como ração animal, e uma menor porção, como adubo. E, em Belém, a empresa reforçou a determinação em perseguir a meta, auxiliando o fornecedor local nos processos de licenciamento e homologação para início da compostagem externa.
Além disso, os quatro shoppings da Bacia Amazônica já contratam 67% de energia incentivada, ou seja, gerada a partir de fontes renováveis, e, para 2025, consumirão 100% de energia com Certificado Internacional de Energia Renovável (o Certificado I-REC). Com isso se tornarão carbono neutro em relação às emissões de gases de efeito estufa de escopo 2, caracterizado pelas emissões indiretas da geração de energia que é comprada de um fornecedor de serviços públicos. Esses espaços também terão, no próximo ano, projetos de eficiência energética.
A decisão de reforçar o posicionamento em ESG na região levou a ALLOS a aumentar a equipe de consultoria ambiental para vistoria dos processos de geração de resíduos e treinamentos de lojistas, além de estabelecer metas ainda mais agressivas para esses espaços. As iniciativas nos shoppings da Região Norte demonstram o comprometimento da companhia em alinhar seus ativos com a agenda de sustentabilidade da COP, o maior evento climático do mundo.
“Nossa estratégia está ancorada no conceito de ‘Sustainable Life Centers’, que entende os shoppings não apenas como espaços de compras, mas como centros de convivência absolutamente integrados à vida das pessoas, promovendo e inspirando a sustentabilidade”
— Paula Fonseca, diretora executiva da ALLOS, responsável pela Comissão de Sustentabilidade da companhia
Entre as metas ESG da companhia estão os temas: diversidade e inclusão; bem-estar e desenvolvimento humano; conservação ambiental; comunidades e hábitos sustentáveis.
“Nossa estratégia está ancorada no conceito de ‘Sustainable Life Centers’, que entende os shoppings não apenas como espaços de compras, mas como centros de convivência absolutamente integrados à vida das pessoas, promovendo e inspirando a sustentabilidade. Esse é um tema de grande valor para nós, sobre moldar o presente para construir um futuro melhor”, afirma a diretora executiva da ALLOS, Paula Fonseca, responsável pela Comissão de Sustentabilidade da companhia.
Desde 2022, quando estabeleceu suas metas, a companhia vem implementando uma série de iniciativas. Mais inovadora plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras do Brasil, a ALLOS tem como objetivo usar 100% de energia renovável até 2030, investindo constantemente em eficiência energética e buscando atingir a neutralidade de carbono até 2040. Atualmente, já superou a marca de 80% de energia proveniente de fontes eólicas, solares e hidrelétricas em todos os seus shoppings e vem transformando seus espaços em hubs de carregamento para carros elétricos, incentivando práticas de baixo carbono entre seus clientes. Além disso, 17 shoppings operam com estações de produção de água de reúso. O protagonismo da ALLOS na agenda ESG do setor é reconhecido por importantes índices e certificações. A companhia foi a primeira do segmento a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Recentemente, passou a integrar o Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3) e o Índice de Diversidade (IDIVERSA B3). Em 2024, obteve a melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP) e recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o selo ouro no programa brasileiro GHG Protocol.