Após a surpresa positiva com o índice de preços ao consumidor americano ontem, que registrou deflação, os agentes observam hoje o índice de preços ao produtor do país, que sai às 9h30. Na agenda local, destaque para a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE de maio. Veja a agenda completa:
IBGE apresenta pesquisa industrial regional de maio – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta, às 9h, a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional de maio. Em abril, a indústria nacional recuou 0,5% ante março, com cinco dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apresentando taxas negativas: Pará (-11,2%); Bahia (-5,4%); Goiás (-0,9%); Minas Gerais (-0,5%); e Região Nordeste (-0,1%). Registraram altas: Paraná (12,8%); Pernambuco (12,2%); Mato Grosso (4,4%); Amazonas (4,2%); Ceará (3,9%); Espírito Santo (2,7%); São Paulo (1,9%); Santa Catarina (0,4%); Rio Grande do Sul (0,2%); e Rio de Janeiro (0,1%).
EUA divulgam PPI – às 9h30, o Escritório de Estatísticas de Trabalho dos Estados Unidos divulga o índice de preços ao produtor (PPI) de junho. Em maio: -0,2% m/m e +2,2% a/a.
Universidade de Michigan divulga sentimento do consumidor – às 11h, a Universidade de Michigan divulga índice de sentimento do consumidor de julho, em sua leitura preliminar. Na leitura final de junho: 68,2 pontos.
Universidade de Michigan divulga expectativas de inflação – às 11h, a Universidade de Michigan divulga Expectativas de inflação de julho, em sua leitura preliminar. Na leitura final de junho: 3,0% (1 ano) e 3,0% (5 anos).
Lula despacha com ministros no Planalto – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe às 9h o advogado-geral da União, Jorge Messias. Às 10h recebe o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Às 14h40 se reúne com o secretário substituto de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogerio de Souza. Às 15h, recebe o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo. Todas as agendas estão marcadas para o Palácio do Planalto.
Haddad recebe executivos de montadoras – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa às 9h30 do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, para falar sobre as estratégias do governo para a economia, no Teatro ESPM-SP. Às 15h, também em São Paulo, recebe executivos de montadoras instaladas no Brasil. Segundo a agenda do ministro, a pauta do encontro é “visão estratégica para o setor automotivo”. Participam da reunião presidentes e diretores de General Motors, Renault, Stellantis, Toyota e Volkswagen.
Galípolo cumpre agenda com mercado financeiro – O diretor de política monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, tem reunião às 10h na sexta-feira com representantes do BTG Pactual, entre eles os economistas Claudio Ferraz e Mansueto Almeida e os diretores, Paulo Rogério Cardoso, Paulo Solano e André Batista. Galípolo preside interinamente o BC, nas férias do titular, Roberto Campos Neto.
Além desse compromisso, Galipolo ainda se reúne com o economista-chefe do BrasilPrev Seguros e Previdência, Robson Rodrigues Pereira às 11h. O superintendente de investimentos, Altair Cesar de Jesus, o head de fundos multimercados, Felipe Augusto Marcondes Machado e o head de fundos de renda fixa, Emílio Ricardo Carvalhais, também participam do encontro.
Às 14h, o diretor se reúne com representantes da Tullet Prebon. Já às 15h, o encontro é com representantes da Galápagos Capital.
Ainda em viagem para Rondônia, os diretores de fiscalização, Ailton de Aquino Santos, e de regulação, Otávio Damaso, participam de visita institucional ao Sicoob Credisul e Hospital Cooperar às 8h. Às 12h, ambos almoçam com representantes do Sicoob Central Norte, em Vilhena. Os diretores devem retornar a Brasília no fim da tarde.
Em Florença, na Itália, o diretor de organização do sistema financeiro e resolução, Renato Gomes, continua sua participação no Committee on Payments and Market Infrastructures (CPMI) Conference e da CPMI Meeting, promovido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).
Já o diretor de assuntos internacionais e de gestão de riscos corporativos, Paulo Picchetti, tem reunião com delegação da DRBS Morningstar para a abertura de avaliação soberana. O compromisso agendado para 14h30 também conta com a participação de representantes da Secretaria do Tesouro Nacional.
O diretor de administração, Rodrigo Teixeira, tem previsão de despachos internos. Os diretores de política econômica, Diogo Guillen, e de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta, Carolina Barros, estão em férias.
Agenda de Mercadante não divulgada – A agenda do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, não foi divulgada.