O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de abril, que o Banco Central publica às 9h, é o destaque doméstico do dia e pode influenciar as expectativas tanto para o crescimento do PIB quanto para a política monetária local. Confira abaixo outros destaques da agenda desta sexta-feira:
BC comunica Índice de Atividade Econômica de abril – O Banco Central comunica, às 9h, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de abril. O IBC-Br deve mostrar crescimento de 0,45%, em abril ante março, segundo a mediana de 26 estimativas de economistas e instituições financeiras consultados pelo Valor Data. As projeções para o indicador oscilam entre queda de 0,32% e alta de 0,80%. Na comparação interanual, o índice deve mostrar alta de 4,30%. Neste caso, o piso das projeções aponta contração de 0,30% e o teto, de 5,4%. Em março, o indicador apontou queda de 0,34% na comparação mensal, abaixo das projeções, e alta de 1,68% ante o mesmo mês de 2023.
EUA publicam preços de exportados e importados de maio – O Departamento do Trabalho dos EUA publica, às 9h30 (de Brasília), o indicador de preços de produtos exportados e importados de maio. A leitura anterior foi de alta de 0,5% na comparação mensal para os exportados e de aumento de 0,9% para os importados. Em bases anuais, as variações foram de +0,9% e +1,1%, respectivamente.
Universidade de Michigan expõe prévia da confiança do consumidor de junho – A Universidade de Michigan expõe, às 11h (de Brasília), o dado preliminar do índice de confiança do consumidor dos EUA de junho. A leitura anterior foi de 69,1. Expectativa de 72.
Baker Hughes expõe sondas em atividade nos EUA na semana – A empresa de serviços Baker Hughes expõe, às 14h (de Brasília), seu levantamento semanal do número de sondas de exploração de petróleo em atividade nos Estados Unidos até 14 de junho.
Presidente do BCE participa de evento – A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de evento às 14h30 (de Brasília).
Dirigentes do Fed participam de eventos – Às 15h (de Brasília), Austan Goolsbee, presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, participa de evento. A membro do conselho do Federal Reserve Lisa D. Cook participa de evento às 20h (de Brasília).
Lula participa de reuniões e encontros do G7 na Itália – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Itália para encontros do G7. Às 13h30 (hora local, 8h30 de Brasília), participa de cerimônia de boas-vindas ao Papa Francisco, aos chefes de Estado e de Governo dos países do segmento externo da Cúpula do G7 e aos representantes de organizações internacionais convidadas. Às 14h (9h), participa de sessão de trabalho do G7 mais países convidados e organizações internacionais sobre Inteligência Artificial, Energia, África e Mediterrâneo. Às 17h30 (12h30), posa para fotografia oficial.
Haddad reúne-se com presidente da Febraban e bancos – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se, às 9h30, com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e representantes de bancos: Luiz Trabuco (Febraban), André Esteves (BTG Pactual), Milton Maluhy (Itaú Unibanco), Marcelo Noronha (Bradesco) e Mário Leão (Santander).
Campos Neto reúne-se com presidente do BC da Áustria – O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, tem reunião com o presidente do Banco Central da Áustria, Robert Holzmann, às 16h. Outros representantes do BC austríaco, além do embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, também participam. O diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Paulo Picchetti, também estará presente.
Diretor do BC participa de plenária do FSB no Canadá – O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, participa da reunião plenária promovida pela Financial Stability Board (FSB) em Toronto (Canadá), das 9h às 17h15. O diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, participa de reunião do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec) às 14h30. Os outros diretores têm previsão de despachos internos.
Agenda de Mercadante não divulgada – A agenda do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, não foi divulgada.