Na agenda desta sexta-feira, o IBC-Br de junho é o principal destaque entre os indicadores econômicos e há expectativa de alta de 0,6% do indicador na comparação com o mês anterior. Ainda nesta sexta-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de evento organizado pelo Barclays, onde pode tecer comentários sobre os rumos da política monetária. No exterior, dados de moradias e de expectativas de inflação nos Estados Unidos devem ser monitorados. Veja, abaixo, os principais destaques da agenda desta sexta-feira:
FGV divulga IGP-10 de agosto – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa, às 8h, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de agosto, calculado entre 11 de julho e 10 de agosto deste ano. O IGP-10 subiu 0,45% em julho. No mês anterior, a taxa havia sido 0,83%. Com esse resultado, o índice acumula alta de 1,63% no ano e de 3,38% em 12 meses.
FGV publica Indicador do Comércio Exterior de julho – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) publica, às 8h, o Indicador do Comércio Exterior (Icomex) de julho. O superávit da balança comercial em junho de 2024 foi de US$ 6,7 bilhões, uma queda de US$ 3,4 bilhões em relação a junho de 2023. A piora no saldo se explica pelo recuo em valor de -1,9% nas exportações e aumento de +14,4% nas importações.
BC divulga Índice de Atividade Econômica de junho – O Banco Central comunica, às 9h, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de junho. O IBC-Br deve ter avançado 0,6% em junho, ante maio, na série ajustada sazonalmente, segundo mediana de 20 projeções de consultorias e instituições financeiras compiladas pelo Valor Data. O intervalo das projeções vai de +0,08% a +1,4%. Na comparação com junho de 2023, o indicador deve ter subido 2,55%, de acordo com a mediana de estimativas. As projeções vão de +2,61% a +4,1%.
IBGE publica suplemento de TIC da Pnad 2023 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica às 10h o Suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023. O levantamento aponta o acesso à internet e à televisão e a posse de telefone móvel celular para uso pessoal.
FGV divulga Monitor do PIB referente a junho – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) publica, às 10h15, o Monitor do PIB referente ao mês de junho. O Monitor do PIB apontou crescimento de 0,3% da atividade econômica em maio em comparação a abril. Na comparação interanual a economia cresceu 1,3% em maio e 1,9% no trimestre móvel terminado em maio. A taxa acumulada em 12 meses até maio foi de 2,4%.
CNI informa sondagem industrial de julho – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informa, às 10h, a Sondagem Industrial de julho. A produção industrial caiu em junho de 2024 na comparação com maio, como usual para meses de junho, mas a queda desse mês é menor e menos disseminada que a registrada em junho de 2023. O índice de evolução da produção ficou em 48,7 pontos, abaixo da linha de 50 pontos, que separa aumento da produção de queda.
EUA noticiam permissões de construções em julho – O Departamento do Comércio dos EUA noticia, às 9h30 (de Brasília), os dados preliminares de novas permissões para construção em julho. A leitura anterior foi de alta de 3,9%, a 1,454 milhão de unidades, na comparação mensal.
EUA noticiam construções de moradias iniciadas em julho – O Departamento do Comércio dos EUA noticia, às 9h30 (de Brasília), o dado de novas construções residenciais iniciadas em julho. A leitura anterior foi de alta de 3%, a 1,353 milhão de unidades, com estimativas de baixa de 2%, a 1,32 milhão de unidades.
Universidade de Michigan expõe confiança do consumidor de agosto – A Universidade de Michigan expõe, às 11h (de Brasília), o dado preliminar do índice de confiança do consumidor dos EUA de agosto. A leitura anterior foi de 66,4. Expectativa de 66,9. Serão divulgadas, ainda, as leituras preliminares de agosto das expectativas de inflação.
Presidente do Fed de Chicago participa de evento – Às 14h25 (de Brasília), Austan Goolsbee, presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, participa de evento.
Lula inaugura obras no Rio Grande do Sul – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Rio Grande do Sul. Às 8h, concede entrevista à Rádio Gaúcha. Às 9h30, faz visita e entrega de Unidade Habitacional do “Minha Casa, Minha Vida”, no Empreendimento Morada da Fé, em Porto Alegre. Às 10h, participa de cerimônia de anúncio da aceleração das obras e adiantamento das entregas de Unidades Habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”, no Empreendimento Morada da Fé, em Porto Alegre. Às 12h, visita o Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição. Às 12h30, participa de cerimônia de inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição. Às 16h, participa de cerimônia de entrega do Complexo Viário da Scharlau na BR-116/RS. Às 18h15, se desloca para Brasília, onde deve chegar às 20h25.
Haddad reúne-se com empresários em São Paulo – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em São Paulo, onde, às 10h, terá reunião com o CEO da Suzano, Beto Abreu; às 11h com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia; às 14h com o presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), Rodrigo Luna, e, às 15h, com o presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Paulo Hartung.
Campos Neto se reúne com XP e BTG Pactual – O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, palestra em evento promovido pelo Banco Barclays às 10h. O evento será transmitido pela internet. Às 12h, Campos Neto se encontra com o diretor-presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Rodrigo Maia, em São Paulo. Às 13h30, a reunião por videoconferência é com representantes da Andreessen Horowitz, entre eles Ben Horowitz, general partner. Depois, às 15h, se reúne com representantes da XP Asset Management, como o economista-chefe Fernando Genta dos Santos. Já às 16h30, Campos Neto se reúne com o estrategista-chefe do BTG Pactual Asset Management, Tiago Berriel. O diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, participa junto com Campos Neto das reuniões com representantes da Andreessen Horowitz e com o estrategista do BTG Pactual Asset Management. Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária, também deve participar junto com Campos Neto da reunião com representantes da XP Asset Management às 15h. O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, também participa com Campos Neto da reunião representantes da Andreessen Horowitz.
Diretor do BC tem reunião com economistas – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, tem reuniões com economistas da Verde Asset Management, às 11h, e do Itaú Asset Management, às 12h. O diretor ainda tem reunião com um grupo de economistas, parte da 96º Reunião Trimestral com economistas, às 9h30. Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária, tem reunião com representantes da Absolute Investimentos às 10h e com Itaú Tesouraria às 11h. De tarde, se encontra com o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep) às 14h e com representantes do Banco Pine, entre eles o diretor de pesquisa econômica, Cristiano Oliveira. O diretor de Regulação, Otávio Damaso, palestra sobre inovação e tecnologia no Voga Conference 2024 em Brasília às 16h. Já o diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Paulo Picchetti, participa da reunião trimestral com economistas pela manhã. De tarde, tem dois compromissos. O primeiro às 15h com representantes da Kínitro Capital e o segundo às 16h com o economista-chefe do banco Votorantim, Roberto Padovani. Além de participar da reunião com representantes da Andreessen Horowitz junto com Campos Neto e Guillen, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, também se encontra com Nick Normandin, analista de investimentos da Viking Global às 11h. A diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Carolina Barros, participa do evento virtual “Aprender Valor – Casa nova de portas abertas para você” às 15h. O diretor de Administração, Rodrigo Teixeira, se reúne com o presidente do conselho de administração da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), Gustavo Sampaio de Arrochela Lobo, à 16h30. Às 15h, o diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, se reúne por videoconferência com representantes do Sicredi.
Mercadante reúne-se com senador, governador do Amazonas e ministro – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, estará em Brasília. Às 12h, terá reunião com o senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB). Às 14h, terá reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e auxiliares. Às 15h, terá reunião com o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública.