BRAIP ads_banner

Agenda do dia: Autoridades do Fed e vendas do varejo no Brasil são destaque | Finanças

Redação
por Redação

Em um dia em que as bolsas de Nova York permanecerão fechadas em respeito à morte do presidente Jimmy Carter, cinco autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central americano) participam de eventos nesta quinta-feira. No Brasil, o IBGE publica as vendas do varejo restrito.

FGV divulga IPC-S Capitais da primeira quadrissemana de janeiro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) para sete capitais brasileiras da primeira quadrissemana de janeiro. A inflação medida pelo IPC-S subiu em seis das sete capitais pesquisadas na quarta quadrissemana de dezembro de 2024. As taxas avançaram em Recife (0,13% para 0,45%), Rio de Janeiro (0,25% para 0,49%), Porto Alegre (0,51% para 0,79%), São Paulo (0,24% para 0,34%), Belo Horizonte (-0,20% para -0,19%) e Brasília (-1,01% para -1,00%). Apenas em Salvador a inflação pelo IPC-S desacelerou de 0,77% para 0,74%. O IPC-S da quarta quadrissemana de dezembro de 2024 acelerou a 0,31% e acumula alta de 3,99% nos últimos 12 meses.

FGV divulga IGP-M do primeiro decêndio de janeiro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa, às 8h, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) do primeiro decêndio de janeiro. O índice registrou inflação de 0,83% na primeira prévia de dezembro de 2024, vindo de 0,99% na mesma leitura de novembro e de 1,52% no encerramento do penúltimo mês de 2024.

IBGE divulga Pesquisa Mensal de Comércio de novembro de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de novembro de 2024. As vendas no varejo restrito devem ter caído 0,1% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, de acordo com a mediana de 26 estimativas coletadas pelo Valor Data com instituições financeiras e consultorias. O intervalo das projeções ficou entre queda de 1% e alta de 0,5%. Na comparação com novembro de 2023, a mediana das 26 estimativas captadas pelo Valor Data aponta crescimento interanual de 4,8% no varejo restrito, com o intervalo das projeções de queda de 1,6% e alta de 6,3%.

Tesouro realiza leilão tradicional de LTN e NTN-F – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F). As LTN que serão ofertadas têm vencimentos nos dias 1º de outubro de 2025; 1º de abril de 2027; 1º de janeiro de 2029 e 1º de janeiro de 2032. As NTN-F vencem em 1º de janeiro de 2031 e 1º de janeiro de 2035. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na sexta-feira.

Mercados dos EUA não abrem por motivo de luto – As bolsas de Nova York não operam em luto pela morte do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter. Pela mesma razão, o mercado de títulos fecha mais cedo.

Presidente do Fed de Boston participa de evento – A presidente do Federa Reserve de Boston, Susan Collins, participa de debate à 10h15 (de Brasília).

Presidente do Fed da Filadélfia participa de evento – O presidente do Federal Reserve (Fed) da Filadélfia, Patrick Harker, participa de evento às 11h (de Brasília).

Presidente do Fed de Richmond participa de evento – O presidente do Federal Reserve (Fed) de Richmond, Tom Barkin, participa de evento às 14h40 (de Brasília).

Presidente do Fed de Kansas City participa de evento – Às 15h30 (de Brasília), Jeffrey Schmid, presidente do Federal Reserve (Fed) de Kansas City, participa de evento.

Diretora do Fed participa de evento – A integrante da diretoria do Federal Reserve Michelle Bowman participa de evento às 15h35 (de Brasília).

Japão revela gastos de consumo das famílias de novembro – O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão revela, às 20h30 (de Brasília), o dado de gastos de consumo das famílias de novembro. A leitura anterior foi de alta de 2,9% na margem e queda de 1,3% na base anual. Expectativas: -0,9% (margem) e -0,6% (anual).

Lula se reúne com Alckmin e ministros – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agendas com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e ministros. Pela manhã, às 10h, ele encontra Alckmin e os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; o substituto da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Olavo Noleto; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e o secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento, Gustavo Guimarães. Às 14h40, Lula recebe a secretária adjunta para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Maria Rosa Guimarães Loula. Às 15h, o presidente participa de reunião sobre a presidência brasileira do Brics. Estarão presentes Rui Costa, Haddad e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral); a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. O último compromisso oficial da agenda de Lula é com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, às 16h30.

Haddad tem reuniões com o presidente Lula – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá, às 10h e às 15h, reuniões com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esta última no âmbito da presidência brasileira do Brics.

Galípolo participa de reuniões de presidente de BCs do BIS – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participa por videoconferência das reuniões bimestrais de presidentes de BCs promovidas pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) das 9h às 10h. O diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos do BC, Paulo Picchetti, também participará.

Diretores do BC reúnem-se com secretários do Ministério da Fazenda – Os diretores de Regulação, Gilneu Vivan, e de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, do Banco Central têm reunião com o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto. O subsecretário de Reformas Microeconômicas e Regulação Financeira, Vinícius Brandi, também participa do compromisso às 17h. Os diretores de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, e de Administração, Rodrigo Teixeira, estão de férias. Os demais têm previsão de despachos internos.

— Foto: Unsplash

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo