A sessão desta terça-feira deverá ser marcada pela divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e também pela participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de evento promovido pelo J. Safra em São Paulo, às 8h (horário de Brasília). Veja mais destaques da agenda de hoje:
FGV divulga IPC-S Capitais da terceira quadrissemana de setembro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) para sete capitais brasileiras da terceira quadrissemana de setembro. A aceleração da inflação medida pelo IPC-S para 0,21% na segunda leitura de setembro, vindo de 0,05% na imediatamente anterior, a primeira do mês, foi espalhada por seis das sete capitais pesquisadas. Houve aceleração da inflação, virada para alta de preços ou recuo da deflação em relação à medição imediatamente anterior, em Salvador (+0,04% para +0,30%), Brasília (-0,49% para -0,07%), Belo Horizonte (-0,10% para +0,15%), Recife (-0,56% para -0,40%), Rio de Janeiro (+0,06% para +0,31%), e São Paulo (-0,06% para +0,12%). Apenas Porto Alegre teve uma modesta desaceleração, de +0,80% para +0,67%, por essa base de comparação.
FGV anuncia Sondagem do Consumidor de setembro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) anuncia, às 8h, a Sondagem de Expectativas do Consumidor de setembro. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 0,3 ponto em agosto, para 93,2 pontos. Em médias móveis trimestrais, avançou em 1,3 ponto, para 92,4 pontos. O Índice de Expectativas (IE) avançou em 0,3 ponto, para 101,4 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 0,3 ponto, para 81,9 pontos.
FGV informa Expectativa de Inflação dos Consumidores de setembro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa, às 8h, o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores de setembro. Em agosto, a expectativa dos consumidores era de que a inflação acumulada nos 12 meses ficasse em 6,30%, abaixo da expectativa de 6,40% em julho. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, acumulava alta de 4,50% nos 12 meses até julho, no teto do intervalo da meta do Banco Central – entre 1,50% e 4,50%, com meta de 3%.
Tesouro realiza leilão tradicional de LFT e NTN-B – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). As LFT vencem em 1º de setembro de 2027 e 1º de setembro de 2030. As NTN-B, em 15 de maio de 2027, 15 de agosto de 2032 e 15 de maio de 2045. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na quarta-feira.
S&P apresenta índice Case-Shiller de julho – A Standard & Poor’s apresenta, às 10h (de Brasília), o índice S&P/Case-Shiller de preços de residências dos EUA referente a julho. A leitura anterior foi de alta de 0,6% na base mensal. Expectativa de alta de 0,4%. Em bases anuais, houve alta de 6,5% e a expectativa é de alta de 5,8%.
FHFA noticia índice de preços de imóveis nos EUA de julho – A Agência Federal de Financiamento de Casas (FHFA, na sigla em inglês) noticia, às 10h (de Brasília), o índice de preços de imóveis dos EUA de julho. A leitura anterior foi de baixa de 0,1% na margem e alta de 5,1% na base anual. A expectativa é de +0,2% (margem) e +4,2% (anual).
Conference Board revela confiança do consumidor de setembro – O Conference Board revela, às 11h (de Brasília), o índice de confiança do consumidor dos EUA de setembro. A leitura anterior foi de 103,3 e a expectativa é de 103,8.
Fed de Richmond publica atividade manufatureira de setembro – O Federal Reserve (Fed) de Richmond expõe, às 11h (de Brasília), seu índice do setor de manufatura de setembro. A leitura anterior foi de -19 e a estimativa é de -17.
Tesouro dos EUA realiza leilão de T-notes de 2 anos – O Departamento do Tesouro dos EUA realiza leilão de T-notes de 2 anos. Às 14h (de Brasília), saem os resultados.
API divulga estoques de petróleo bruto nos EUA na semana – O Instituto Americano de Petróleo (API) divulga, às 17h30 (de Brasília), os dados de estoques de petróleo bruto nos EUA na semana até 20 de setembro. Na semana anterior, os estoques aumentaram em 1,96 milhão de barris.
Lula discursa na ONU e encontra líderes da Espanha e da França em NY – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz seu discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York. O evento está previsto para começar às 9h, (horário local, 10h em Brasília). Ele terá um encontro com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, 20 minutos antes do início da assembleia. A agenda do presidente prevê ainda audiências com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez, às 15h15 (horário de Brasília), e com o presidente da França, Emmanuel Macron, às 18h10. Às 16h, também no horário brasileiro, participa do evento “Em defesa da Democracia, Combatendo os Extremos”. Todas as agendas ocorrem na sede das Nações Unidas. O último compromisso do presidente é uma audiência com o CEO do Grupo CMA CGM, Rodolphe Saadé, em Nova York, em local que o Planalto não detalhou.
Congresso promulga emenda que regula eleição em tribunais de Justiça – O Congresso Nacional promove sessão, às 15h, para promulgar a emenda constitucional que cria regras para a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais de Justiça dos Estados. A Emenda Constitucional 134 vai alterar o artigo 96 da Constituição para definir que a eleição para os órgãos diretivos vale para os tribunais estaduais compostos por 170 ou mais desembargadores em efetivo exercício, o que enquadraria atualmente os tribunais dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Plenário do Senado vota regulamentação da reforma tributária – O Plenário do Senado reúne-se às 16h e discute o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que traz a primeira parte da regulamentação da reforma tributária.
CAE do Senado debate como a reforma tributária afetará os regimes diferenciados – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado promove audiência pública, às 10h, para debater os impactos da reforma tributária nos regimes diferenciados e específicos. Esses regimes são aqueles em que o modelo de apuração difere do padrão, beneficiando determinados setores da economia com redução de carga tributária. Foram convidados o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega.
Haddad participa de mesa-redonda sobre fundo de proteção a florestas em NY – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa, às 11h30 (hora local), em Nova Yokr, de mesa-redonda de investidores sobre o Tropical Forest Finance Facility (TFFF), um instrumento financeiro para incentivar a proteção das florestas tropicais.
Campos Neto participa de evento do J. Safra – O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, fará a primeira fala pública após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Campos Neto participa, às 8h30, de evento promovido pelo J. Safra em São Paulo.
Diretor do BC tem audiência com representantes do Nubank – O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, terá três compromissos. O primeiro será uma audiência com os representantes do Nubank: Elita Ariaz, diretora jurídica; Rafaela Nogueira, gerente sênior de políticas públicas, e Rafael Wowk, gerente sênior de políticas públicas. O compromisso será às 11h. Às 17h30, Damaso tem audiência com representantes da Associação Brasileira das Empresas de Leasing (Abel). Às 18h30, se reúne com representantes do Nubank. Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização, está em Macau, China, onde participa da 2ª Conferência dos Governadores dos Bancos Centrais e dos Quadros da Área Financeira entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Os outros diretores têm previsão de despachos internos.
Mercadante cumpre período de férias – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, estará em período de férias.