BRAIP ads_banner

Lula conversa com Macron sobre decisão da Meta de suspender checagem | Política

Redação
por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta sexta-feira (10), com o presidente da França, Emmanuel Macron. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a conversa durou 30 minutos e Lula aproveitou para elogiar manifestações do governo francês sobre a recente decisão de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, de acabar com o sistema de checagem de fatos do Facebook e do Instagram.

Recentemente, o governo francês divulgou comunicado no qual disse estar “vigilante” e “empenhado” em garantir que a Meta, juntamente com outras plataformas, cumpra as suas obrigações legais. “A liberdade de expressão, um direito fundamental protegido em França e na Europa, não deve ser confundida com o direito à viralidade, o que permitiria a disseminação de conteúdos não autênticos a milhões de utilizadores sem qualquer filtragem ou moderação”, defendeu o país europeu.

Sobre isso, o governo brasileiro também anunciou, mais cedo, que encaminhará uma notificação extrajudicial para que a Meta esclareça em até 72 horas como as medidas anunciadas por Mark Zuckerberg impactarão a vida dos brasileiros. Também haverá um grupo de trabalho para discutir eventuais reações à decisão, entre elas, uma forma de tirar do papel uma regulação econômica da atividade.

Ainda durante o telefonema, Macron também renovou convite para que o presidente Lula faça, no próximo mês de junho, visita de Estado à França e compareça à Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos.

Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron durante reunião bilateral em junho de 2024 — Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo