O Dia das Mães em 2025 será em 11 de maio. A data móvel é celebrada todos os anos no segundo domingo de maio.
O ticket médio de quem compra é de R$ 314, com a preferência por roupas, calçados e acessórios; perfumes, cosméticos e chocolates.
Como surgiu o Dia das Mães?
Notam-se movimentações pela criação do Dia das Mães desde o século XIX nos Estados Unidos. Ativistas contra a guerra em 1872 propuseram um “Dia das Mães pela Paz”, para que elas pudessem se reunir em igrejas, salões sociais e lares para ouvir sermões, cantar e orar pela paz.
Outros esforços foram registrados no estado de Kentucky, em 1887, e em Indiana, em 1904. Mas o movimento que pegou foi encabeçado por Anna Jarvis, da Virgínia Ocidental.
Seu objetivo era homenagear a mãe Ann Jarvis, conhecida por realizar trabalho social com outras mães, principalmente no período da Guerra Civil Americana. Ann morreu em 9 de maio de 1905, e a partir de então a filha empreendeu uma luta para homenagear a mãe.
A comemoração se espalhou pelos Estados Unidos extraoficialmente, até que em 1910 a Virgínia Ocidental tornou o Dia das Mães oficial. Em 1914, o Congresso norteamericano estabeleceu o segundo domingo de maior como data para a celebração.
Por que o Dia das Mães é comemorado no 2º domingo de maio?
A escolha pelo dia é uma referência direta à homenageada pela data. Anna Jarvis, Ann Jarvis, escolheu o segundo domingo de maio para homenagear o aniversário de morte de sua mãe.
No Brasil, o segundo domingo de maio também pegou. O decreto presidencial nº. 21.336, assinado por Getúlio Vargas em 5 de maio de 1932, estabeleceu as comemorações a partir daquele ano.
“O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para o seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”, diz o texto assinado pelo então presidente.
Países como Dinamarca, Alemanha, Malásia e Uruguai também celebram o Dia das Mães no segundo domingo de maio. Já outros países escolheram datas diferentes para celebrar a ocasião. É o caso de Rússia e Sérvia, que celebram em 8 de março, e a Noruega, que comemora o Dia das Mães no segundo domingo de fevereiro.