BRAIP ads_banner

Lula reforça campanha do PT no ABC, reduto histórico do partido | Eleições 2024

Redação
por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na noite desta sexta-feira (18) de comícios nas cidades de Diadema e Mauá, ambas no ABC paulista, reduto histórico do partido. A visita ao antigo “cinturão vermelho”, expressão que traduziu no passado a influência da legenda nessa região da Grande São Paulo, teve como objetivo reforçar as campanhas no segundo turno dos atuais prefeitos petistas dos dois municípios.

O primeiro comício foi em Diadema (SP), onde José de Filippi Junior (PT) tenta a reeleição numa disputa acirrada contra Taka Yamauchi (MDB). A cidade foi o primeiro município conquistado pelo PT, em 1982, dois anos depois da fundação do partido. Lula relembrou seu passado na cidade, que disse conhecer desde 1968. “Quase tudo que tem nesta cidade foi feito pelo PT”, referindo-se aos três prefeitos do partido que administraram a cidade no passado. Fillippi Junior está em seu quarto mandato na cidade (1992, 2000, 2004 e 2020).

O presidente afirmou que a população precisa escolher o prefeito como “escolhe um padrinho para seus filhos”. “No dia 27 eu faço 79 anos de idade. Só queria pedir para vocês, no dia 27, quando levantarem, que me dessem de presente o prefeito de Diadema, com um voto no Filippi”, disse.

Como já fez em outros momentos deste ano, Lula voltou a falar que vive o melhor momento da vida, apaixonado pela mulher, Janja Lula da Silva, presente no comício. Voltou a citar a “herança maldita” deixada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). “Foi uma praga de gafanhoto que destruiu tudo que a gente tinha feita, os ministérios, os investimentos em educação. O cara que cuidava da economia [Paulo Guedes] só pensava em vender as empresas públicas”, afirmou.

Em seguida, o presidente foi a Mauá, onde voltou a lembrar que seu aniversário é no dia da eleição e pediu, “de presente”, o voto no candidato Marcelo Teixeira (PT), prefeito da cidade, que disputa o segundo turno contra Atila Jacomussi (União Brasil)..

Durante o evento, sob chuva, afirmou que não vai mais criar nenhum programa neste governo, pois, segundo ele, chegou o momento de colher “o resultado das políticas públicas” _ pela manhã havia lançado em São Paulo o programa de crédito “Acredita”, voltado a micro e pequenos empreendedores. Em Mauá, voltou a defender o empreendedorismo. “Não é só emprego com carteira assinada, tem gente que quer empreender”, disse. “Temos que ajudar as pessoas a vencer na vida”.

O presidente disse ainda que pretende criar um instituto federal de ensino superior na cidade. Estavam presentes no palco o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), além da primeira-dama, Janja.

O presidente Lula está na capital paulista desde a noite de quinta-feira (17). Neste sábado, participará de duas caminhadas, em bairros diferentes de São Paulo, com seu candidato a prefeito na cidade, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol).

— Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo