Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan Bolsonaro foi eleito vereador pelo PL em Balneário Camboriú (SC). Com 3 mil votos, Jair Renan foi o mais o votado para a Câmara Municipal.
Como mostrou o Valor, Jair Renan recebeu orientações para fazer uma campanha eleitoral discreta com o intuito de evitar polêmicas. A ideia era seguir no “piloto automático”.
Pessoas próximas à família Bolsonaro dizem que o Estado de Santa Catarina foi escolhido para ele iniciar a carreira política justamente por ser considerado mais “fácil” para conquistar votos e sem risco de sobressaltos. O sobrenome, dizem, já seria suficiente para elegê-lo.
Além disso, o ingresso de Jair Renan na vida pública pode ampliar as áreas de atuação da família Bolsonaro, que já tem parlamentares eleitos no Rio de Janeiro, com Carlos e Flávio, e em São Paulo, com Eduardo – todos filiados ao PL. Em 2026, também existe a possibilidade de a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tentar uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal.
De acordo com aliados, Jair Renan tinha pretensão de tentar um cargo mais alto em sua primeira disputa eleitoral. O pai, no entanto, vetou a ofensiva e recomendou que o filho começasse “por baixo”, como os demais integrantes do clã, para “ganhar experiência”. O próprio Jair Bolsonaro atuou como vereador pelo Rio de Janeiro no início da carreira.