BRAIP ads_banner

Aquisição do Credit Suisse pelo UBS é investigada por regulador suíço, diz jornal | Finanças

Redação
por Redação

O regulador bancário da Suíça (Finma) está investigando os últimos 15 meses do Credit Suisse como banco independente e seu resgate pelo UBS Group AG, de acordo com o jornal SonntagsZeitung.

  • Leia também: Maior negociador bancário da Europa encara linha-dura de Berlim

Um porta-voz do UBS não quis comentar. Porta-vozes da Finma e do Ministério das Finanças suíço também não comentação. Uma ligação para o Wenger Plattner feita fora do horário comercial não foi retornada imediatamente.

O resgate do Credit Suisse pelo UBS em março de 2023, que foi intermediado durante um fim de semana pelos dois bancos e funcionários do governo suíço para evitar o colapso da instituição financeira em dificuldades, já é objeto de uma investigação parlamentar suíça. Embora a investigação se concentre no que correu mal entre o Credit Suisse e as autoridades suíças, a Finma se concentra mais no que aconteceu dentro do banco, segundo o SonntagsZeitung.

Entre as principais questões que a investigação pretende responder é quando ficou claro que o banco não poderia mais sobreviver como uma entidade independente, informou o jornal. Os investigadores também querem esclarecer aspectos de uma disputa que o Credit Suisse teve com os reguladores dos EUA sobre alguns dos relatórios dos seus resultados anuais.

A advogada designada para liderar a investigação é Brigitte Umbach-Spahn, do Wenger Plattner, informou o jornal. A sua biografia no site do escritório de advocacia diz que ela “foi nomeada pela Finma como agente investigadora de bancos e instituições financeiras”, sem mencionar especificamente o Credit Suisse ou o UBS.

Ela não respondeu imediatamente a um e-mail enviado no fim de semana.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo