O apresentador José Luiz Datena (PSDB) começará nesta sexta-feira (16) a campanha pela Prefeitura de São Paulo a 180 km da capital, em Aparecida, no interior paulista. Segundo a campanha de Datena, a escolha é para o candidato “pedir proteção” no Santuário Nacional de Aparecida.
O prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), participará pela manhã de uma missa na diocese de Santo Amaro, ao lado do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na hora do almoço, fará uma caminhada com o vice, Mello Araújo (PL), no centro histórico. À tarde, participará de sabatina e à noite, estará em Itaquera, na zona leste.
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) fará o primeiro evento oficial da campanha em sua casa, no Campo Limpo, no extremo sul, com sua vice na chapa, Marta Suplicy (PT). Depois, o candidato do Psol também fará uma caminhada pelo centro, por volta das 12h30, e irá à tarde a Itaquera, para andar pelo comércio local.
O “influencer” Pablo Marçal (PRTB) também planeja fazer um ato no centro, na rua 25 de março, no mesmo horário dos eventos de Boulos e Nunes na região central da cidade. Mais cedo, irá a Cidade Tiradentes, no extremo leste.
A deputada Tabata Amaral (PSB) fará um evento pela manhã na Brasilândia, na zona norte, e à noite fará um evento no Butantã para debater seu programa de governo.
No Datafolha mais recente, Nunes tem 23% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com Boulos, com 22%. Marçal e Datena (PSDB) estão empatados em terceiro lugar, com 14% cada e Tabata tem 7%. Um mês antes, em julho, Datena tinha 11% e Marçal, 10%. Nunes e Boulos oscilaram um ponto para baixo e Tabata manteve o percentual, segundo a pesquisa feita entre os dias 6 e 7, com margem de erro de três pontos percentuais e registrada com o protocolo SP 03279/2024.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoiador de Boulos, deve ir reforçar a campanha do candidato do Psol na próxima semana, no dia 24. Estão previstos dois comícios, no Campo Limpo e em São Miguel Paulista. Em setembro, estão previstas duas caminhadas de Boulos com Lula, no Grajaú e São Mateus. Haverá ainda um ato às vésperas das eleições com o presidente.
Nunes pretende colar sua imagem à de Tarcísio, e reforçará as obras feitas em parceria pelas duas gestões. Ainda não há agenda prevista do prefeito com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV só começará em 30 de agosto e irá até 3 de outubro.
O 1º turno da eleição está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores.