BRAIP ads_banner

Idec critica coleta de dados na rede social X para treinar IA de Elon Musk | Empresas

Redação
por Redação

O uso de dados e posts de usuários da rede social X (ex-Twitter) para treinar a ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa Grok, criada para concorrer com o ChatGPT, da Open AI, foi criticado pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) nesta sexta-feira (26).

“Concretamente, vemos um design malicioso: há uma pré-seleção da opção de que os consumidores aceitariam o uso de seus dados para fins de tratamento de IA. Esse consentimento não deveria ser pressuposto e, sim, explícito”, apontou o órgão de defesa do consumidor, em comunicado na tarde de hoje.

No final de junho, o Idec notificou a Meta, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, por utilizar dados de consumidores para fins de treinamento de sua inteligência artificial generativa.

“O Idec destaca sua indignação ao ver mais uma ‘big tech’ explorando consumidores para fins de crescimento de seu poder econômico”, disse o órgão em seu comunicado.

No início de julho, a ANPD, órgão que regula a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira, emitiu uma “medida preventiva” determinando a suspensão do uso indiscriminado de dados pessoais de usuários da Meta para treinar ferramentas de IA generativa no Brasil.

No dia 16, a Meta informou ter removido recursos de IA generativa de suas plataformas no Brasil para atender à determinação da ANPD.

Entre as funções removidas estão o recurso “Usar IA”, lançado em maio deste ano, para criação de figurinhas no aplicativo mensagens WhatsApp, bem como ferramentas de IA para a criação de propaganda nas plataformas da empresa.

“Estamos em um momento do desenvolvimento de IA em que a corrida não é somente em prol da inovação, mas cada vez mais para a exploração de consumidores”, comentou o Idec, no comunicado desta sexta-feira (26).

Para bloquear o compartilhamento de dados com a IA generativa no X, o usuário deve acessar a rede social pelo navegador do computador e acessar os campos “Configurações e privacidade” $> “Privacidade e segurança” $> “Compartilhamento e personalização de dados” $> “Grok” e desmarcar o botão azul para desabilitar a opção que permite o compartilhamento.

Elon Musk — Foto: Bloomberg

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo