Nesta sexta-feira (26), terceiro dia dos Jogos Olímpicos, acontece a tão aguardada Cerimônia de Abertura da Olimpíada 2024. Nesta edição, o evento será realizado, pela primeira vez, fora de um estádio. O local escolhido foi o rio Sena, em Paris, cidade anfitriã dos Jogos.
Aqui no Brasil, os espectadores vão poder acompanhar a cerimônia a partir das 14h30 pelo horário de Brasília. O evento será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv, GE, Globoplay e Cazé TV.
Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), é esperada uma audiência de 1,5 bilhão de telespectadores (televisão e online) e de 600 mil pessoas no evento presencial.
Cada delegação desfilará em barcos ao longo de 6 km do rio Sena, com o trajeto iniciando na ponte Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes, às 19h30 no horário de Paris. O trajeto percorrerá as duas ilhas no centro da cidade: a Île Saint Louis e a Île de la Cité e será finalizado em frente ao Trocadéro, onde acontecerão os últimos shows.
Jogos Olímpicos em Paris, o que esperar do evento de abertura?
O Time Brasil será representado com Isaquias Queiroz, campeão olímpico de canoagem, e Raquel Kochhann, capitã e jogadora de rúgbi da seleção brasileira, que serão os porta-bandeiras durante o desfile de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A entrada é gratuita para os interessados em acompanhar o espetáculo no cais superior, mas aqueles que desejarem entrar no cais inferior, da ponte Austerlitz à ponte Iéna, precisarão comprar ingressos.
O mistério do evento gira em torno dos shows que devem acontecer durante a cerimônia. Ainda não há confirmação por parte do Comitê de Paris 2024 e nem do COI sobre os shows que acontecerão. A imprensa internacional, porém, cogita os nomes de Lady Gaga e de Céline Dion.
As especulações em torno das artistas surgiram após a “TMZ Sports”, dos Estados Unidos, afirmar que as cantoras estarão juntas para interpretar o clássico “La Vie en Rose”, de Edith Piaf. Além disso, o jornalista francês Thierry Moreau chegou a publicar que Dion estará vestida pela grife parisiense Christian Dior durante o evento.
O COI também não divulgou, até o momento, quem será o responsável por acender a pira olímpica.