O conselho de administração da Neoenergia aprovou a criação de uma joint venture com a espanhola Carbon2Nature, controlada pela espanhola Iberdrola, para a geração e posterior comercialização de créditos de carbono. A nova joint venture será denominada Carbon2Nature Brasil.
A Carbon2Nature será a controladora da sociedade com 51% de participação, enquanto a Neoenergia será a acionista minoritária com 49%, detendo direitos de voto protetivos de minoritário sobre determinadas matérias.
“A Carbon2Nature Brasil será dedicada ao desenvolvimento de projetos desta modalidade, dada a “singularidade” do Brasil no contexto da mitigação das mudanças climáticas e manutenção da biodiversidade”, declarou a Neoenergia em comunicado.
Ainda de acordo com a Neoenergia, o investimento estratégico na Carbon2Nature Brasil está alinhado com a estratégia da companhia, ampliando sua atuação para ser fornecedora de soluções de descarbonização e facilitadora da transição energética, contribuindo para o atingimento de metas ESG (sustentabilidade ambiental, consciência social e governança) do grupo Neoenergia.
Além do Brasil, a Carbon2Nature possui projetos em desenvolvimento na Espanha e está expandindo suas operações para outros países tais como Colômbia, México e Chile.