BRAIP ads_banner

Biden pede desculpas a Zelensky pelo atraso de meses nas armas | Mundo

Redação
por Redação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu desculpas publicamente pela primeira vez ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pelo atraso de meses na entrega de assistência militar americana, o que permitiu que a Rússia avançasse na guerra na Ucrânia.

Enquanto isso, Zelensky pressionou pelo apoio bipartidário dos EUA “como foi durante a Segunda Guerra Mundial”, e agradeceu aos legisladores por, finalmente, terem se unido para aprovar o pacote de armas, o que permitiu que a Ucrânia contivesse os avanços russos nas últimas semanas.

“É muito importante que, nessa unidade, os EUA, todo o povo americano, permaneçam com a Ucrânia como foi durante a Segunda Guerra Mundial. Como os EUA ajudaram a salvar vidas humanas, a salvar a Europa. E contamos com seu contínuo apoio para estar conosco, ombro a ombro”, disse Zelensky.

O ritmo lento de entrega de armamentos prometido pelos americanos frustrou Zelensky nos últimos meses, assim como a hesitação de Biden em fornecer mais equipamentos por medo de provocar o presidente russo, Vladimir Putin.

Na quinta-feira, autoridades americanas anunciaram o envio de US$ 225 milhões em ajuda militar à Ucrânia. Segundo a “Associated Press”(AP), o novo pacote inclui munições para o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade, bem como uma variedade de projéteis de artilharia.

— Foto: Ron Sachs/CNP/Bloomberg

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo