BRAIP ads_banner

Água começa a baixar no aeroporto de Porto Alegre, mas pista pode ter que ser refeita | Brasil

Redação
por Redação

A redução no nível de água do Lago Guaíba, em Porto Alegre, já deixa aparentes trechos da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho que estavam submersos por quase três semanas.

  • Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
  • Acompanhe a cobertura do Valor sobre a tragédia no Sul
  • Saiba como doar para o Rio Grande do Sul

“A gente está na expectativa de que até sexta [24] ou sábado [25] a água comece a baixar e a gente já começa a ver em alguns lugares a pista aparecer”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos).

Em entrevista para o programa “Bom Dia, Ministro”, na manhã desta quarta-feira (22), Costa Filho afirmou que a Fraport, empresa concessionária que administra o aeroporto, já começou a fazer um diagnóstico do terminal.

“Tem gente que diz que a pista terá condições de receber voos, tem gente que acha que a pista terá que ser refeita completamente, porque a água terminou danificando o asfalto e o solo”, explicou. “Essa discussão do Salgado Filho a gente só vai ter quando tiver uma análise técnica mais clara. Neste momento, a gente montou uma operação de guerra.”

Em nota, a Fraport informa que a água dentro do terminal está abaixo de 1 metro, mas há níveis diferentes dentro do sítio aeroportuário. Depois de atingir históricos 5,33 metros no dia 6, o Guaíba ficou abaixo do nível de 4 metros nesta terça-feira (21) e estava em 3,91 metros na última medição, às 10h15.

Embora o estrago ainda seja apurado, a água danificou equipamentos e estruturas do primeiro pavimento do aeroporto, também alagando hangares e aeronaves estacionadas.

Ainda não há prazo para o retorno das atividades do aeroporto de Porto Alegre, o maior do Rio Grande do Sul e um dos mais movimentados do país. Na terça (21), companhias aéreas iniciaram a oferta de voos para a base aérea de Canoas (RS), na região metropolitana da capital.

O local é operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), mas receberá linhas comerciais em caráter emergencial para reconectar o Rio Grande do Sul à malha aeroviária nacional. O atendimento a clientes e o check-in será feito em um espaço adaptado no ParkShopping Canoas, a 3 km da base.

Os primeiros voos devem ocorrer na segunda-feira (29). Até o momento, gaúchos que precisam viajar para fora do Estado precisam se deslocar a aeroportos do interior do Rio Grande do Sul, ou às cidades de Florianópolis e Jaguaruna, em Santa Catarina.

Avião estacionado em trecho totalmente alagado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS) — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo