BRAIP ads_banner

Lula diz que América Latina deve crescer em bloco, e que país estará atento às eleições na Venezuela | Política

Redação
por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (23), que os países da América Latina devem buscar um crescimento em bloco. O chefe do Executivo disse que o Brasil estará atento às eleições na Venezuela, para que a situação volte à normalidade no país vizinho.

Lula também falou sobre o encontro com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e a perspectiva de aumentar o comércio com o país.

“O Brasil não pode crescer e ser uma ilha de prosperidade cercada por miseráveis por todos os lados. Eu acho que é muito pouco o comércio entre o Brasil e a Colômbia. O fluxo de compra e venda é só US$ 7 bilhões para um país que tem 55 milhões de habitantes e o Brasil, 203 milhões”, argumentou. “Fui mostrar para o companheiro Petro que a Colômbia não pode ser um país distante do Brasil.”

Lula afirmou ainda que vai visitar o Chile e espera que o presidente Gabriel Boric convide outros líderes do continente para o encontro. “Eu vou para o Chile em maio e espero que o Boric esteja convidando para a reunião os presidentes, para que a gente possa discutir o que vamos fazer de integração na América do Sul. Ou nós agimos enquanto bloco, afinamos a nossa viola e entramos no picadeiro das negociações internacionais… Se a gente achar que individualmente a gente vai ter chance porque eu sou mais amigo dos Estados Unidos, isso é bobagem”, disse.

Lula comentou também que ainda não leu a carta assinada pelo presidente da Argentina, Javier Milei, entregue ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, pela chanceler do país vizinho, Diana Mondino.

“Eu sei que o meu chanceler recebeu uma carta do presidente Milei. Mas acontece que o meu chanceler viajou e eu ainda não vi a carta. Não sei o que o Milei está dizendo na carta, então não posso responder”, disse.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo